Anestesias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANESTESIAS
Anestesia geral : Estado de narcose (depressão intensa do SNC), analgesia, relaxamento e perda de reflexo. Paciente perde a capacidade de manter a função ventilatória, e a função cardiovascular tambem fica comprometida.
Pacientes com risco de consciencia anestesica: cardiacos, abstetras e vitimas de grande traumatismo.
Consiste em quatro estágios :
Estágio I: (inicio da anestesia)pode sentir calor, tontura e uma sensação de desprendimento, sensação de zumbido, ruido de campainha, incapacidade de movimentação. Por isso evita-se ruidos e movimentos desnecessarios.
Estágio II: (excitação) Varia entre agitação, gritar, conversar, cantar , rir, chorar , é evitado quando é administrado anestesico de maneira calma e rapida. Pupilas dilatadas se contraem em exposição a luz,pulso rapido, respiração irregular.
Estágio III: (anestesia cirurgica) pupilas pequenas e se contraem em exposição a luz, respiração regular, frequencia e volume de pulso normais, pele rosada ou levemente ruborizada.
Estágio IV: (depressão medular) alcançado quando se administra anestesico em excesso. Respiração superficial, pulso fraco e filiforme, pupilas dilatadas e nao se contraem em exposiçãoa luz. Presença de cianose, sem intervenção imediata evolui para morte. Nesse caso faz-se suporte ventilatorio, para a administração de anestesico, usa-se antagonistas de narcoticos (quando o caso é devido administração excessiva de opioides).
* Inalação - Inclui agentes liquidos volateis e gases. São administrados em combinaçõ com O2 e, em geral, com óxido nitroso. Quando inalado o anestesicopenetra no sangue atraves dos capilares pulmonares e age sobre os centros cerebrais para produzir as perdas da consciencia e sensorial. Pode ser administrado atraves de mascara laringea, um tubo flexivel com um anel e balão de silicone insuflavel que pode ser inserido dentro da laringe. O tudo traqueal é de boracha maciça, introduzida por um laringoscopio, pode ser inserido pelo nariz ou pela boca.O tudo isola os pulmoes do esofago, entao quando o paciente vomita o conteudo gastrico nao penetra nos pulmoes.
* Intravenosa - Substancias como barbíturicos, benzodiazepinicos, hipnóticos nao barbitúricos, agentes dissociativos, agentes opióides. Embora possam ser usados combinados com agentes inalatórios ou de forma isolada. A vantagem desse tipo de sedação é que nao existe sensação dezumbido, rugidos, tonturas, nauseas e vomitos conhecidos na anestesia inalatória. A anestesia IV é util para processos de curta duração. Nao é indicada para crianças com veias pouco calibrosas e nem para aqueles que necessitam de intubação.
Relaxantes musculares são usados para relaxar os musculos em cirurgia toracica e abdominal, relaxar musculos oculares, facilitar intubação traqueal, tratar olaringospasmo, e assistir na ventilação mecanica.
Anestesia regional: Um agente anestesico é ingetado ao redor dos nervos. O efeito depende do tipo de nervo envolvido. As fibras motoras são maiores e tem a bainha de mielina mais espessa. As fibras simpaticas sao as menores e tem o revestimento minimo. As fibras sensoriais são intermediarias. Paciente fica acordado e consciente. Ambiente tranquilo eterapeutico.
* Epidural - injeta-se anestesico local no espaço epidural que circula a dura-mater da medula espinal. Envolve injeção atraves da dura-mater dentro do espaço subaracnoideo que circula a medula espinal; ela se difere da anestesia espinal pelo local da injeção e quantidade de anestesico utilizada. As doses epidurais são menores pois nao estra em contato direto com a medula nem com asraizes nervosas. Vantagem é a ausencia de cefaleia. Uma complicação é o erro no local de aplicação, resultando em hipotensão grave, depressao e parada respiratória. Tratamento é o uso de vasopresores, suporte das vias aereas e administração de liquidos IV.
* Espinal - Bloqueio extenso da condução nervosa, injeção no espaço subaracnoideo no nivel lombar, entre L4 e L5. Anestesia em MMII,...
tracking img