Anestesia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANESTESIA EM PACIENTE PEDIÁTRICO E NEONATO
Animais pediátricos são aqueles com até 3 meses de vida independente da raça e neonatos é todo indivíduo inferior a 6 semanas .
As respostas fisiológicas e funcionais começam a amadurecer somente a partir de 6 semanas de idade .
Durante a cirurgia de pacientes pediátricos, deve-se estar atento para ahipotermia e hipoglicemia, as quais os filhotessão predispostos, bem como ao período de jejum ao qual o animal é submetido . Geralmente os pacientes pediátricos se recuperam rapidamente da anestesia e devem ser alimentados em 1 a 2 horas após o procedimento cirúrgico .Por outro lado, os tecidos pediátricos são friáveis e, portanto devem ser manipulados delicadamente, considerando que o pequeno volume sanguíneo torna a hemostasia meticulosa deextrema importância.
Dentre os cuidados a serem tomados com os filhotes, é importante evitar o estresse
destes pacientes, minimizando sua manipulação, e se possível deixando-os em
ambiente calmo e com temperatura adequada.
A dor e demais fatores de estresse ocasionados pelo ato cirúrgico e anestésico
devem ser levados em conta, pois mesmo pacientes muito jovens são capazes de
produzirrespostas deletérias aos fatores causadores de estresse, uma vez que as vias
nociceptivas e sistema funcional para resposta ao estresse estão presentes desde o
nascimento. Além disto, o jejum não deve ultrapassar 8 horas em pacientes pediátricos e 3 horas em animais com menos de 10 semanas de idade, uma vez que estes
pacientes estão mais predispostos a apresentarem hipoglicemia.

PRINCIPAISALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS EM PACIENTES NEONATOS
Os recém neonatos apresentam valores menores de pressão arterial volume sistólico e resistência vascular periférica porem apresentam valores menores de freqüência cardíaca , débito cardíaco e pressão venosa central . Durante o período neonatal , o sistema cardiovascular imaturo tem habilidade limitada em responder ao stress e o coração tem pequena massacontrátil por grama de tecido . O índice cardíaco em repouso é muito maior no neonato que no adulto e é muito próximo do débito cardíaco máximo , fazendo com que a reserva cardíaca seja mínima . A bradicardia (causada geralmente por hipóxia ou estimulação vagal ) a redução do débito cardíaco e a hipovolemia são pouco toleradas , já que não há resposta a atropina em pacientes com menos 14 dias de vida.
O consumo de oxigênio em neonatos é 3x maior que os adultos devido ao ritmo metabólico acelerado e com isso a freqüência respiratória é maior , aumentando a ventilação aleveolar e com isso observa-se o aumento das trocas gasosas com maior rapidez nos processos de indução e recuperação anestésica . Os quimiorreceptores são menos sensíveis que os dos adultos , de modo que apresentam redução naresposta aos níveis elevados e reduzidos de PaCO2 . Se o plano anestésico for profundo pode haver redução do tônus dos músculos intercostais e do diafragma podendo levar a hipoventilação e atelectasias .
Em pacientes pediátricos a barreira hematocefálica não funciona de forma adequada e acaba permitindo que fármacos e substâncias como morfina e bilirrubina se depositem no cérebro facilmente , amaior porcentagem de água é um fator relevante já que associado a permeabilidade da barreira e a imaturidade do SNC torna o filhote mais sucetível a convulsões nos casos de hipertermia e uso do anestésicos locais e éter .
Alem do sistema hepático ser imaturo (pode variar a maturação de 30 a 145 dias) a função renal também é imatura : o desenvolvimento da filtração glomerular demora de 2 a 3semanas e a secreção tubular de 4 a 8 semanas com isso resultando na excreção renal inadequada dos fármacos . Ocorre maior perda de água e por isso há possibilidade maior de desidratação que nos adultos , a restrição de água não deve exceder 1 hora .
Em relação a musculatura praticamente inexistente pouco representa em termos de peso corpóreo e volume aparente de distribuição dos fármacos ....
tracking img