anencefalia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A anencefalia é uma malformação rara do tubo neural, caracterizada pela ausência parcial do encéfalo e da calota craniana, proveniente de defeito de fechamento do tubo neural nas primeiras semanas da formação embrionária, e havendo falha ocorre má formação em estruturas importantes do sistema nervoso central, como o cérebro, meninges e a calota craniana, por exemplo. E como consequência disto ofeto não os desenvolve.
O Brasil é o quarto país do mundo em frequência de casos de anencefalia. Ela ocorre em 1 para cada 1.000 nascidos vivos ,com maior ocorrência em mulheres mais jovens ou com idade acima dos 35 anos ou diabéticas , sendo que no caso de diabéticas a probabilidade é seis vezes maior. Manifesta-se em todas as raças, mas tendo maior frequência em brancos na maior parte em bebêsdo sexo feminino. Quanto à localidade de origem dos pais, 79,6% de casos de anencefalia ocorreram na região urbana, enquanto que nos controles houve 90,5% na mesma região; o estudo de Tambosi (1997) revelou relação direta do aumento do índice do número dos casos de anencefalia com o uso de agrotóxicos na zona rural , registrando um índice de 3 malformados com anencefalia para cada 1.000nascimentos.
Apesar dos casos isolados, a anencefalia parece ser de vários fatores, seja sazonais, geográficos, nutricionais e genéticos, é a forma comum mais letal dentre as anomalias do sistema nervoso central,E dentre as diversas,a mais comum é falta de ácido fólico antes e durante os primeiros meses de gravidez, embora os fatores genéticos e ambientais também possam ser os causadores desta alteração.A toma do ácido fólico na gravidez é de suma importância para evitar a anencefalia. Mas como esta alteração ocorre no primeiro mês de gestação, quando a maior parte das mulheres ainda não sabem que estão grávidas, deve-se iniciar esta suplementação a partir do momento em que a mulher deixa de utilizar métodos contraceptivos, no mínimo 3 meses antes de engravidar.  Entretanto, apenas metade delesestá relacionada com deficiência de ácido fólico na gestante.
Algumas causas menos comuns da anencefalia são:
uso de medicamentos inadequados durante o primeiro mês de gestação;
infecções;
radiação;
intoxicação por substâncias químicas, como o chumbo, por exemplo;
uso de drogas ilícitas;
alterações genéticas.

O diagnóstico ultrassonográfico de anencefalia ,pode ser realizado com 12semanas de gravidez. É um exame fácil de ser feito e está disponível no SUS.
a literatura médica refere graves riscos nessas gestações: em 50% dos casos há excesso de líquido amniótico com consequente hiperdistensão do útero, o que pode dificultar sua contração depois do parto e levar a grandes hemorragias; em 18% dos casos a gravidez se prolonga além do prazo normal; 25% dos fetos anencefálicos estãoem posição anormal, o que causa dificuldades no parto, e a placenta pode descolar-se da parede uterina três vezes mais frequentemente do que em gestações normais .sem falar no imenso sofrimento psicológico que as gestantes enfrentam nessa situação.
O bebê portador de anencefalia morre logo após seu nascimento ou algumas horas depois, e caso os pais queiram eles poderão optar pelo aborto, deacordo com a autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiu que não é mais crime o aborto de fetos anencéfalos.
A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº. 54 tornou legal, no Brasil A ação relatada pelo ministro Marco Aurélio Mello, proposta em 2004 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS),1 foi julgada apenas oito anos depois, numa votação com aparticipação dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal durante os dias 11 e 12 de abril de 2012 e aprovado com placar de 8 votos a favor, e 2 votos contra.2A lei não descriminaliza o aborto, bem como não cria nenhuma exceção ao ato criminoso previsto no Código Penal Brasileiro, a ADPF 54 decidiu, porém, que não deve ser considerado como aborto a interrupção induzida da gravidez de um feto sem...
tracking img