Android

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANDROID
Na espinha dorsal do Android

Uéslei Pio Gonçalves
UNIR – Universidade Federal de Rondônia
Porto Velho – RO, Brasil
uesleipiobrz@hotmail.com

Resumo-O Android é o sistema operacional para móveis criado pela Google. Como qualquer outro sistema operacional possui toda uma arquitetura características peculiares e caracterizam o S.O. Porém o ponto principal a ser discorrido é ogerenciamento de memória e o gerenciamento de processamento do mesmo, mostrando que o gerenciamento de memória no Android se apresenta baseado no Kernel do Linux, que no caso é quando um app ou processo está acionado e outro app é acionado ou é ativada a função “Home” também o app anterior é morta. Ela continua em memória, porém ela fica no estado ocioso, assim fica a critério do sistema decidir se oprocesso deve de fato ser encerrado ou não. A base do gerenciamento de memória do Android é essa, já se tratando de gerenciamento de processamento o conceito mais básico é que os processos se apresentam em forma de pilha, ou seja, ao iniciar uma atividade, seu processo é alocado no topo da pilha e se torna o processo corrente, mas caso seja acionado uma função para o mesmo seja encerrado e otempo de resposta de encerramento demore além do necessário, dessa forma é utilizado um mecanismo chamando de Task Killer para agilizar esse processo de espera para fechar o app para liberar mais memória para que assim o poder de processamento seja otimizado.
Key-Words: Android, Gerenciamento de Memória, Gerenciamento de Processo, TaskKiller.
I. INTRODUÇÃO
O artigo discorrerá sobre ogerenciamento de processamento e gerenciamento de memória que o sistema operacional para móveis Android possui, como que eles se comportam em relação a aplicativos e afins e como funciona essa estrutura de processamento e de memória do mesmo. Sendo assim apresentando quais problemas ocorrem no gerenciamento de processamento e o gerenciamento de memória e apresentando soluções para algumas dessas anomaliasapresentadas nesse artigo, como por exemplo o TeaskKiller e explicar como o mesmo funciona e como ele age na solução do problema em questão.
II. O que é o Android?
O Android é o sistema operacional para móveis lançado pelo Google e desenvolvido em conjunto com 47 empresas de tecnologia e mobilidade, a Open Handset Alliance. O mesmo vem ganhando cada vez mais expressão sobre o seusconcorrentes, que são o iOS do iPhone e o Windows Phone que é utilizado pela Nokia, em relação a funcionalidades e a simplicidade, por assim dizer, do seu manuseio e a incrível liberdade que o mesmo proporciona para os desenvolvedores de aplicativos e afins o Android vem ganhando cada vez mais espaço nesse seguimento de sistemas operacionais para móveis.
III. Gerenciamento de Memória
Épraticamente impossível falar sobre gerenciamento de processamento sem mencionar alguns pontos da gerência de memória do Android. A gerência de memória do Android é baseado no kernel do Linux, segue os mesmos princípios para fazer os Gerenciamentos de Memória. Quando uma aplicação está em execução e é acionada outra aplicação ou mesmo é ativada a função “Home” do Android, essa primeira aplicação não émorta. Ela continua em memória, porém fica com status de ociosa. Uma vez estando como ociosa e não sendo mais acordada, a aplicação fica a critério do próprio sistema operacional para ser encerrada. Porém o tempo de espera começa a se tornar um pouco demorado além do normal, dando a entender o que o Android “esqueceu” da aplicação na memória.
IV. Gerenciamento de Processos
Ogerenciamento de processos se apresentam em forma de pilha no Android, ou seja, ao iniciar uma atividade, seu processo é alocado no topo da pilha e se torna o processo corrente e quando um processo recebe um pedido de encerramento e o mesmo demora para responder acontece o mesmo que ocorre na memória, fica ociosa esperando o S.O. fechar o processo e para isso foram criados os TaskKillers, que são...
tracking img