Andrea palladio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIGRANRIO
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
CURSO ARQUITETURA E URBANISMO
TURMA 1 NOITE

ALUNOS:

___________________________________

___________________________________

___________________________________

___________________________________

___________________________________

___________________________________



MANEIRISMO – ANDREA PALLÁDIO
.

RIO DE JANEIRO
2012MANEIRISMO – ANDREA PALLÁDIO

Trabalho apresentado ao Curso de arquitetura e urbanismo, à disciplina de História da Arquitetura II, para a Unigranrio- Universidade do Grande Rio, como requisito para a avaliação do semestre letivo 2012 - 2.

Orientadora: Professora . Bruna Guterman

RIO DE JANEIRO
DEZEMBRO 2012

“Ó bendito o que semeia livro....
Livros de mão cheia....
E manda o povopensar!
O livro caindo n’alma
É germe - que faz a palma,
É chuva – que faz o mar.”

Castro Alves

PALLADIO

Andrea Palladio com a sua obra, Os quatro livros de arquitetura. A obra, publicada originalmente em Veneza em 1570, é um dos mais prestigiosos tratados na história da arquitetura e, desde o século 17, foi traduzido em diversas línguas (a primeira edição inglesa, ainda que parcial,data de 1663 e a tradução completa para o francês, feita por Roland Freìart, sieur de Chambray, de 1650) e circulou em várias partes da Europa e até mesmo no Novo Mundo.

Tal como outros tratados dos Quinhentos que se valem da expansão da imprensa – como os livros de Serlio e as regras de Vignola – o de Palladio privilegia ilustrações de arquitetura elaboradas pelo próprio autor, acompanhadas porum pequeno texto explicativo escrito de maneira simples e em língua vernácula. Diferentemente do caráter enciclopédico do De architectura, de Vitrúvio, e da destinação douta do De re ædificatoria de Alberti, essas publicações do século 16 são endereçadas aos arquitetos praticantes e propõem-se a indicar parâmetros para a edilícia de então. As descrições das ruínas antigas já não eram competênciaexclusiva dos escritores humanistas e de seus leitores eruditos; além do mais, seus textos, freqüentemente redigidos em latim, careciam de imagens e os arquitetos demandavam exemplos da Antiguidade que pudessem ser remodelados para atender às circunstâncias contemporâneas. Assim, por meio de tais publicações, que simplificam a aplicação das ordens e ilustram um amplo elenco de arquitetura antiga emoderna, a Antiguidade é disseminada.
A relação de Palladio com as reminiscências antigas se inicia ainda na juventude quando, em 1541, patrocinado pelo nobre vicentino Giangiorgio Trissino, visita Roma. Trissino é um literato que, na Cidade Eterna, participa do reservado círculo artístico formado em torno do Papa Leão X (Medici). Assim, é provável que conhecesse Rafael e estivesse familiarizadocom a Villa que Lorenzo de Medici e seu arquiteto, Giuliano da Sangallo, construíram em Poggio a Caiano.
Também é um diletante de arquitetura e o provável responsável pela reestruturação de sua vila em Cricoli. Por intermédio de Trissino, Andrea também é apresentado a Serlio quando, em 1539, o bolonhês se encontra em Vicenza para a construção do teatro efêmero no Palazzo Porto. É possível que naocasião tenha visto o elenco de desenhos do antigo realizados pelo próprio Serlio, bem como aqueles herdados por ele de seu mestre Peruzzi.

Em Roma, diante das relíquias dos antigos, Palladio mantém a postura lecionada por Alberti: observa, afere e anota tudo por meio de desenhos. Suas várias viagens à urbe – contam-se ao menos quatro – permitem-lhe conhecer, minuciosamente, não apenas osgrandes monumentos, como as Termas de Diocleciano, mas também os recentes Tempietto, Igreja de San Biagio, Villa Madama e Palazzo Caprini. Seus riscos completam as vetustas ruínas para lhes devolver o esplendor dos dias do apogeu imperial. De tais estudos Palladio publica, em 1554, suas duas primeiras obras: Le antichità di Roma Raccolta brevemente da gli autori antichi, & moderni, nuovamente...
tracking img