Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
7- Cartilagem articular – Representa a porção de osso que não foi invadida pela ossificação;

Cápsula Articular - têm por finalidade manter a união entre os ossos, mas além disto, impedem omovimento em planos indesejáveis e limitam a amplitude dos movimentos considerados normais;

Discos e Meniscos - são adaptações das superfícies que s articulam e/ou estruturas destinadas a receberviolentas pressões, agindo como amortecedores.


8 – Ligamentos capsulares - são destinados a aumentar sua resistência.
Não achei as outras ...


9 – As junturas sinoviais com classificaçãofuncional são o movimento nas articulações de forma das superfícies que entram em contado e dos meios de união que podem limitá-lo podendo realizar movimentos em torno de um, dois ou três eixos.
*Mono - axial – realiza movimentos apenas em torno de um eixo.

* Bi – axial – realiza movimentos em torno de dois eixos.

* Tri – axial - realiza movimentos em torno de três eixos.


Asjuntas sinovias com classificação morfológicas se dividem:

a – Plana – As superfícies articulares são planas ou ligeiramente curvas, permitindo deslizamento de uma superfície sobre a outra emqualquer direção. ( ex, entre o sacro e a porção ilíaca do osso o quadril )

b – Gínglimo – Apresentam movimentos e flexão extensão e angulares. ( cotovelo )

c – Trocoide - As articulaçõesarticulares são segmentos de cilindro. Estas junturas permitem rotação e seu eixo de movimento único e vertical ( ex. radio – ulnar )

d – Condilar – As superfícies articulares são de forma elíptica. Estasjunturas permitem flexão, extensão, abdução e adução mas não rotação. ( ex. radio – carpia , punho ).


e – Em sela – As superfícies articulares são em forma de sela, apresentando concavidade numsentido e convexidade em outro se encaixando numa segunda fazendo sentido inverso. ( ex. articulação carpo –metacárpica do polegar ).


f – Esfenóide – As superfícies articulares são segmentos de...
tracking img