Etnia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Neste século encontramos muitos desafios, entre os quais destacamos os aspectos éticos trazendo mudanças de paradigmas que nos levam a repensar em ações do nosso cotidiano. A ética na sociedade atualencontra-se disseminada e pouco consistente diante da deturpação de valores e é preciso que tenhamos a cabeça aberta para compreender a dimensão da ética e sua dinâmica no mundo e com as pessoas dediferentes culturas. Nesse sentido objetivamos refletir sobre as questões éticas e etnias partindo do ponto que são termos carregados de significações e podem provocar discussões no contexto narealidade do mundo atual.
O conceito etnia deriva do grego ethnos, cujo significado é povo. A etnia representa a consciência de um grupo de pessoas que se diferencia dos outros. Esta diferenciação ocorreem função de aspectos culturais, históricos, linguísticos, raciais, artísticos e religiosos. A etnia não é um conceito fixo, podendo mudar com o passar do tempo. O aumento populacional e o contato deum povo com outros pode provocar mudanças numa determinada etnia. Dificilmente existe uma nação com tão complexa e variada composição étnica de sua população. No caso do Brasil, a formação populacionaladvém de basicamente de algumas fontes migratórias como, por exemplo: Os portugueses, que vieram para o Brasil a fim de explorar as riquezas da colônia os negros africanos, que foram trazidos peloseuropeus para trabalhar nos engenhos na produção do açúcar a partir do século XVI e os Indígenas grupo étnico que habitava o território brasileiro antes da chegada dos portugueses.
Uma das basesfundamentais dos direitos humanos é o principio que todos os seres nascem livres e iguais em dignidades e direitos, discriminação e perseguição com base na raça ou etnia são violações desse principio queatualmente tem ocorrido muito com os indígenas.
“O índio brasileiro enfrenta problemas difíceis, sendo que, desses, os dois básicos são: Primeiro, o maior deles, a ausência de ética e dignidade no...
tracking img