Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Química_Fármacia_1° periodo

Métodos de separação de Misturas.


Separação de misturas

Em Química, separações de misturas são utilizadas para separar substâncias em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. É realizada para as mais diversas finalidades, da química analítica à engenharia química ou de petróleo. Dentre os métodos, alguns, por mais que pareçamter pouca utilidade, são essenciais em processos de mineração ou análises farmacêuticas.
Os métodos para que isso se concretize são muitos, filtração, destilação, decantação, cromatografia, derivatização, entre outros. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de sistema, que pode ser dividida basicamente entre homogêneo e heterogêneo.
Os métodos de separação (análise imediata),podendo ser de modo mecânico ou por processos físicos, são técnicas que se utilizam de conhecimentos de propriedades (como solubilidade, interação magnética) e constantes físicas (como P.F., P.E., densidade) para separar os componentes de um sistema.
Referencia Bibliografica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Separa%C3%A7%C3%A3o_de_misturas

Mistura Heterogênea.
Heterogêneos
Sistemas heterogêneos sãoaqueles na qual os componentes diluídos em água apresentam duas ou mais fases, eles derivativos de outras formas ou fases Ex: água e areia em excesso.

Catação
Talvez seja essa a maneira mais antiga de separar misturas heterogêneas. O método pode ser usado para tarefas simples, realizadas em nossas próprias casas, como, por exemplo, o ato de separar impurezas de cereais e legumes. Essa é umatarefa antiga, do tempo da vovó, mas que retrata perfeitamente como podemos separar misturas heterogêneas por meio da catação.
Antes de cozinhar arroz, feijão, soja, lentilha, ervilha, etc., a dona de casa costumava “selecionar” os grãos. A seleção era feita separando-se os grãos imaturos (que não se desenvolveram), as pedrinhas e outros resíduos provenientes do processo de colheita manual. Essesmateriais (impurezas) eram retirados, ou melhor, separados do alimento por intermédio das mãos da cozinheira.
Atualmente, quaisquer dessas impurezas que possam estar misturadas aos grãos são retiradas com o auxílio de máquinas especializadas. As distribuidoras alimentícias garantem que cereais e legumes cheguem limpos às nossas mesas, não havendo mais a necessidade de selecionar tais alimentos.Agora você já sabe! O processo de separação manual dos diferentes componentes (ou fases) que compõem uma mistura chama-se catação. O termo provém do ato de “catar” os ingredientes.
Referencia Bibliográfica: http://www.brasilescola.com/quimica/catacao-flotacao-levigacao.htm => Brasil Escola.

Filtração
Filtração ou filtragem é um método para separar sólido de líquido ou fluido que está suspenso,pela passagem do líquido ou fluido através de um meio permeável capaz de reter as partículas sólidas. Existem filtrações de escala laboratorial e filtrações de escala industrial.
Numa filtração qualitativa, é usado o papel de filtro qualitativo, mas, dependendo do caso, o meio poroso poderá ser uma camada de algodão, tecido, polpa de fibras quaisquer, que não contaminem os materiais.
Para asfiltrações quantitativas, usa-se geralmente papel filtro quantitativo, ou placas de vidro sinterizada ou de porcelana sinterizada.
Em qualquer dos casos indicados há uma grande gama de porosidades e esta deverá ser selecionada dependendo da aplicação em questão.
Filtração Laboratorial:
Filtrações Comuns de Laboratório
São onde os elementos fundamentais são: papel filtro qualitativo (comprado emrolos) e funil comum.

Filtração a vácuo
Substituindo-se o funil de Buchner por um cadinho de porcelana com fundo perfurado temos a filtração com cadinho de Gooch. É portanto, efetuada com sucção e o meio filtrante é polpa de papel de filtro quantitativo ou amianto.
Para a confecção do meio filtrante de amianto ou polpa de papel filtro, deve-se colocar o cadinho na alonga e adicionar com muito...
tracking img