Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este Manual foi desenvolvido com o objetivo de alertar e orientar os empresários, trabalhadores e demais entidades representativas envolvidas no processo de produção e distribuição de tijolos, sobre os riscos ocupacionais e as formas de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho nos setores de olarias e cerâmicas vermelhas.
É importante ressaltar, que neste Manual,estamos nos reportando apenas às olarias e cerâmicas vermelhas que produzem exclusivamente tijolos.

A maioria das fábricas que compõem os setores de olarias e cerâmicas vermelhas tem como características a precariedade nas condições de trabalho e pouco conhecimento sobre cultura de segurança do trabalho. Essas situações podem estar relacionadas às características das empresas serempredominantemente familiares, de pequeno porte, tecnologias rudimentares.

O que é olaria e cerâmica vermelha?

Olaria e Cerâmica Vermelha são ramos produtivos da Indústria da Construção Civil, cuja atividade principal é a fabricação de tijolos e telhas. A matéria prima utilizada é a argila extraída do fundo de rios, córregos e várzeas que geralmente ficam próximos das fábricas.

Cerâmicas Vermelhas -produzem blocos cerâmicos (nove furos),tijolos baianos (oito furos), blocos para vedação, lajes, telhas etc. A argila utilizada deve ser tratada para eliminar as impurezas e baixarteor de sulfato de ferro que naturalmente consta na terra.

Olarias - produzem tijolos comuns (tijolinhos), vasos, jardineiras, moringas de água etc. Nesses produtos não ha necessidade de tratar a argila.

Com aRevolução Industrial na segunda metade do século XVIII, começou a produção de tijolos em larga escala. As pequenas olarias diminuíram drasticamente e surgiram as grandes fábricas, com fornos enormes se a produção de tijolos tornou-se mais rápida.

Qual a importância das olarias e cerâmicas vermelhas?
As olarias e cerâmicas vermelhas são de extrema importância para o desenvolvimento de nosso país. Nacidade de Piracicaba, atualmente (2009) representa 3,86% do PIB (Produto Interno Bruto).
O tijolo foi uma inovação tecnológica que permitiu ao homem realizar construções resistentes as altas e baixas temperaturas e umidades.
O setor de olarias e cerâmicas vermelhas há muito tempo é marginalizado pela sociedade, pois muitos trabalhadores ainda são expostos a condições subumanas. Por isso devemosbuscar medidas para minimizar o sofrimento dos que trabalham arduamente nessa atividade.
Existem várias maneiras para contribuir, seja na denúncia de exploração de trabalho infantil e de adolescentes, como também na participação junto aos órgãos públicos e privada no desenvolvimento de melhorias nas condições de trabalho para o setor.

Rotina de trabalho
Para o transporte, manuseio e retirada dostijolos dos fornos até o pátio e deste para o caminhão, normalmente são utilizados carrinhos manuais conhecidos como gambetas ou carriolas.
Gradativamente novas tecnologias estão sendo introduzidas nas olarias e cerâmicas vermelhas. Essas automações aceleram a produção em inimizam a exposição dos trabalhadores aos riscos e agentes nocivos a saúde e a segurança. Por exemplo, vagonetes eempilhadeiras são utilizadas para o transporte mecanizado dos tijolos e não exigem que o trabalhador adentre aos fornos. As vagonetes comportam aproximadamente 80 mil tijolos, estes deslizam sobre trilhos para dentro dos fornos e evitam o esforço físico dos trabalhadores.
Entretanto, se por um lado essas inovações melhoram alguns aspectos, por outro, expõe os trabalhadores a novos riscos relacionados aoritmo mais acelerado, como estresse e lesões por esforços repetitivos.

Nomenclatura das funções
Funções desempenhadas nas Olarias:
Ajudante Geral;
Despeja a argila no caixão, retira os tijolos da esteira, confere a qualidade doproduto, transporta o tijolo para secagem e/ou o dispõe dentro de estufas, além de realizar a limpeza do caixão e outros ajustes nos maquinários.
Forneiro;
Dispõe...
tracking img