Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PEIXES
SISTEMA CIRCULATÓRIO
O sistema circulatório dos peixes é essencialmente um sistema simples, em que o sangue não oxigenado passa pelo coração. Daí, ele é bombeado para as brânquias, oxigenado e então, distribuído para para o corpo. O coração possui quatro câmaras, mas somente duas delas (o átrio e o ventrículo) correspondem às quatro câmaras (átrios pares e ventrículos pares) dosvertebrados superiores. A primeira câmara do coração de um peixe, ou câmara receptora, é chamada de seio venoso. Tem uma parede fina como a câmara seguinte, o átrio, para qual o sangue passa. Do átrio, o sangue passa para o ventrículo, que tem paredes espessas, e é bombeado para fora, passando do cone arterioso para a aorta ventral. O sangue da aorta ventral vai para a região branquial para ser oxigenado,passando pelos vasos brânquiais aferentes, depois disso, sai das brânquias através das alças coletoras eferentes e vai para a aorta dorsal. O sistema venoso é constituído pela veia cardinal comum, que entra no seio venoso de cada lado do corpo do peixe, sendo constituída pela fusão das cardinais anteriores e posteriores. O sangue da cabeça é coletado pelas cardinais anteriores e o sangue dos rinse das gônadas é coletado pelas cardinais posteriores. As veias abdominais laterais pares, que recebem o sangue da parede do corpo e dos apêndices pares, também entram na veias cardinais comuns. O sistema porta-renal é formado pela veia caudal e pelas duas veias porta-renais, situadas lateralmente aos rins. O sangue da região caudal passa da veia caudal para as veias porta-renais e entra noscapilares dos rins. O sistema porta-hepático coleta o sangue do estômago e do intestino e devolve-o ao fígado, de onde, depois de atravessar uma série de sinusóides, ele passa para o seio venoso por meio das veias hepáticas pares.

O sistema circulatório dos peixes é simples e completo, pois o sangue passa apenas uma vez pelo coração e não há mistura de sangue venoso e arterial no coração. O coraçãodos peixes possui duas cavidades (um átrio e um ventrículo. O sangue venoso vindo dos tecidos através das veias cavas entra no coração pelo seio venoso. Do seio venoso o sangue passa para o átrio, depois para o ventrículo, onde é bombeado e vai para o cone arterioso, onde sai do coração e vai para a aorta ventral, que conduz o sangue até as brânquias. Nas brânquias, o sangue passa pelos vasosbranquiais aferentes e sai pelas alças coletoras eferentes, num processo de contra-corrente com a água vinda do meio externo, indo para a aorta dorsal. A aorta dorsal se ramifica em artérias que distribuem o sangue para todos os tecidos. O sangue venoso que sai dos tecidos é conduzido pelas veias cavas ao seio venoso do coração, onde recomeça o ciclo. O átrio também pode ser chamado de aurícula.ANFÍBIOS

O coração dos anfíbios apresenta três cavidades: dois átrios (um direito e um esquerdo) e um ventrículo. O sangue venoso, pobre em O2 e rico em CO2, vindo  os tecidos do corpo através da veia cava, penetra no átrio direito; o sangue arterial, vindo dos pulmões através da veia pulmonar, penetra no átrio esquerdo. Os dois tipos de sangue passam para o único ventrículo onde se misturam,ainda que parcialmente. Do ventrículo, o sangue é bombeado para os tecidos do corpo, passando pela artéria aorta; ou para os pulmões, pela artéria pulmonar.
O sistema circulatório dos anfíbios é duplo e incompleto: duplo, porque o sangue passa duas vezes pelo coração a cada ciclo de circulação, e incompleto, porque o ventrículo é único e nele o sangue arterial e venoso se misturam.

RÉPTEIS

Osistema circulatório dos répteis é semelhante ao dos anfíbios. O coração dos répteis possui três cavidades, sendo dois átrios e um ventrículo parcialmente dividido. O sangue venoso vindo dos tecidos do corpo chega ao átrio direito do coração através da veia cava. O sangue arterial vindo dos pulmões chega ao átrio esquerdo do coração através de duas veias pulmonares, uma para cada pulmão. Dos...
tracking img