Psicologia social

Páginas: 4 (957 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2012
Introdução

O presente texto tem por objetivo abordar alguns conceitos apresentados pela Psicologia Social, tais como valores, atitudes, comportamentos, crises de consciência, e a correlaçãoexistente na constituição homem/sociedade.
Para elaboração desse trabalho tomamos como objeto de análise o filme “O Pescador de Ilusões” e artigos de Silvia Tatiana Maurer Lane que abordam a temática “aética do conhecimento”.

Desenvolvimento

O homem é um ser que se diferencia dos outros animais pela sua capacidade de comunicar-se, acumular e transmitir conhecimentos, programar açõesfuturas, intervir na natureza de modo a satisfazer suas necessidades. No entanto, tais capacidades não se concretizam apenas pela sua predisposição genética, sendo fundamental para o seu desenvolvimentointelectual as relações sociais, assim, podemos afirmar que o homem é um ser sócio-histórico constituinte e constituído no meio social.
A análise do filme “O Pescador de Ilusões”, nos traz apossibilidade de observarmos a complexidade do comportamento humano e suas relações sociais, evidenciada em suas atitudes, valores, consciência, e diversos outros aspectos que simultaneamente particularizam egeneralizam o homem. Podemos considerar que a constituição do psiquismo humano é resultante das relações sociais estabelecidas, entretanto, cada qual desenvolverá diferentes perfis psicológicos deacordo com suas vivencias pessoais.
“Os mecanismos psíquicos do individuo supõem os aspectos propriamente particulares que o diferem em relação ao outro, particularidade que não pode ser concebidadesvinculada dos aspectos externos que também estruturam psiquicamente o sujeito”. (BITTAR, 2006)
A interação do homem com o meio social também provoca inúmeras transformações na sociedade.Considerando tais afirmativas, entendemos que tanto a psique humana, quanto a sociedade, são constituídas por um processo dinâmico, sendo assim, vivem em constante mudanças através de sua influência mútua....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Tradicional e Psicologia Social
  • PSICOLOGIA SOCIAL
  • Psicologia Social
  • psicologia social
  • Psicologia Social
  • psicologia social
  • Psicologia social
  • Psicologia social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!