Desenvolvimento de um carro de corrida com utilização de materiais recicláveis.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A ECO FABE MAD RACE elaborada pelo Coordenador do curso de Gestão da Produção Industrial, no segundo semestre de 2011, teve como principal objetivo propor aos discentes da Faculdade Betim uma importante visualização do desenvolvimento de uma análise global da realidade empresarial. Estabelecer a conscientização da necessidade de tornar profissionais ativos e críticos, paraenfrentarem os desafios que serão impostos na vida profissional em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo e com grande avanço das inovações tecnológicas e organizacionais.
Desenvolvido para despertar a criatividade, senso critico e interação com as disciplinas estudadas no curso, visando à aplicação da teoria a prática das ementas ministradas em sala de aula. Com participação efetiva docorpo docente, ressaltando a interação de aluno e professor em um trabalho inovador que busca o compartilhamento de experiências acadêmicas e práticas para estabelecer um trabalho em equipe.
O tema sugerido pela Instituição foi o meio ambiente, um dos assuntos que merece mais destaque e mais discutido nos últimos tempos. O protótipo mono posto, a propulsão humana criado pelos alunos foi produzido àbase de materiais recicláveis, não oferece danos ao meio ambiente.
















TEMA

“ECO FABE MAD RACE” – Desenvolvimento de um carro de corrida com utilização de materiais recicláveis.

HIPÓTESE

Identificar e monitorar o aprendizado de comportamentos esperados nas matérias ministradas no 4º semestre do curso de Gestão da Produção Industrial.

JUSTIFICATIVA

Esteprojeto foi idealizado para ser a concretização da teoria com a pratica, possibilitando aos alunos a tangibilidade do conhecimento técnico e a constatação que o intangível também está inserido no contexto da vida industrial. A aplicação do conhecimento que foi gerado nas disciplinas tecnológicas são fundamentais para um tecnólogo industrial, uma aplicação cada vez mais eficaz do conhecimento, é oque as organizações buscam atualmente para compor seu quadro de colaboradores. O profissional deve saber avaliar a opção de melhor custo x benefício e propô-la. Mas, só haverá sucesso se por de trás da materialização de sua ideia estiver um profissional capaz de liderar um projeto, ser um agregado do Time. O tecnólogo industrial, atual é antes de tudo um profissional capaz de lidar com asdiversidades das pessoas, na multiplicidade das áreas do conhecimento, ter noção dos custos envolvidos e ter foco nos objetivos da organização.

OBJETIVO GERAL

A ECO FABE MAD RACE é um projeto onde os alunos deverão desenvolver um carro de corrida com a utilização de materiais recicláveis, com o objetivo de agregar de forma sistematizada os conhecimentos adquiridos no curso e promover a excelência donovo profissional que o mercado exige.




OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Proporcionar a aplicação prática de trabalho em equipe.
• Promover a aplicação teórica adquirida em uma atividade prática.
• Desenvolver senso crítico e de priorização para gestão de projetos.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Planejamento e Controle da Produção
O que é Planejamento? Planejar é olhar para frente eescolher alternativas;
• O que deve ser feito?
• Quando deve ser feito?
• Onde deve ser feito?
• Quem deve fazer?
• Como deve ser feito?
• Quanto deve ser feito?
Mas, não existe planejamento sem controle. Controlar é detectar os desviosem relação ao planejamento e assegurar que ações sejam tomadas para corrigi-los. O propósito do planejamento e controle é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve. Isto requer que os recursos produtivos estejam disponíveis: na quantidade (volume) adequada; no momento (tempo) adequado; e no nível de qualidade adequado, o que leva à execução de atividades...
tracking img