Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
*SISTEMA OSSEO e SISTEMA CARTILAGINOSO
Introdução:
O TECIDO OSSEO é uma forma especializada de tecido conjuntivo rígido, com matriz mineralizada(calcificada).Possuivascularização e inervação interna, que garantem a difusão denutrientes para sua constituição e manutenção. Suas principais funções são:
Formação do esqueleto, sustentação, proteção de órgãos vitais(caixa craniana, torácica e canal medular).
Locomoção, sistema de alavancas.
Formação de células sanguíneas (medula óssea)
Reservatório de minerais (cálcio, fosfato,magnésio).A parte orgânica dos ossos é basicamente constituída por colágeno e outros tipos de proteínas, enquanto a parte inorgânica é rica em sais de cálcio, fósforo e magnésio. Os principais tiposcelulares encontrados nesse tecido são; os osteoblastos, que produzem a matriz óssea, os osteócitos, que ficam em lacunas na matriz e possuem baixa atividade metabólica e os osteoclastos, célulasmultinucleadas que participam da reabsorção óssea. Quando um osso é serrado, percebem-se duas partes; uma sem cavidades, chamada osso compacto, e outra com muitas cavidades que se comunicam, chamada ossoesponjoso. O interior dos ossos é preenchido pela medula óssea, que pode ser de dois tipos:
*Amarela constituída por tecido adiposo.
*Vermelha formadora de células do sangue
O TECIDOCARTILAGINOSO, ou simplesmente cartilagem, é um tecido elástico e flexível, branco ou acinzentado, aderente às superfícies articulares dos ossos. Também é encontrado em outros locais como na orelha, na ponta donariz. É formado por condrócitos e condroblastos (células) , revestido pelo pericôndrio (fibrocartilagem não possui pericôndrio). O tecido serve para revestir, proteger, dar forma e sustentação aalgumas partes do corpo, mas com menor rigidez que os ossos e também serve para não dar atrito entre os ossos. No tecido cartilaginoso não existem vasos sanguíneos, nervos e vasos linfáticos....
tracking img