Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gonorreia



DEFINIÇÃO GONORRÉIA

A gonorréia ou blenorragia é uma DST (doença sexualmente transmissível) causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae (um gonococo Gram-negativo) e pode afetar tanto homens quanto mulheres.
A bactéria pode atingir a uretra, o reto, a garganta e, em mulheres, o colo do útero. No recém nascido, a N. gonorrhoeae pode causar conjuntivite, denominada oftalmianeonatorum, que pode afetar permanentemente a visão da criança.
Conceito
Doença infecto-contagiosa que se caracteriza pela presença de abundante secreção purulenta (corrimento) pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. Este quadro frequentemente é precedido por prurido (coceira) na uretra e disúria (ardência miccional). Em alguns casos podem ocorrer sintomas gerais, como a febre. Nasmulheres os sintomas são mais brandos ou podem estar ausentes (maioria dos casos). 

Sinônimos
Uretrite Gonocócica, Blenorragia, Fogagem 

Agente
Neisseria gonorrhoeae 

Complicações/Consequências
Abôrto espontâneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite pós-parto. Doença Inflamatória Pélvica. Infertilidade. Epididimite. Prostatite. Pielonefrite. Meningite. Miocardite. Gravidezectópica. Septicemia, Infecção ocular (ver foto abaixo) , Pneumonia e Otite média do recém-nascido. Artrite aguda etc. Assim como a infecção por clamídia, é uma das principais causas infecciosas de infertilidade feminina. 

Transmissão
Relação sexual. O risco de transmissão é superior a 90%, isto é, ao se ter um relacionamento sexual com um(a) parceiro(a) doente, o risco de contaminar-se é decerca de 90%. O fato de não haver sintomas (caso da maioria das mulheres contaminadas), não afeta a transmissibilidade da doença. 

Período de Incubação
2 a 10 dias 

Diagnóstico
Exame das secreções coradas pelo Gram e/ou cultura do mesmo material. 

Tratamento
Antibióticos. 

Prevenção
Camisinha. Higiene pós-coito. 

Causa da gonorréia 

A gonorréia é causada pela bactériaNeisseria gonorrhoeae. Essa bactéria pode infectar o trato genital, boca e reto, tanto em homens como em mulheres. Nas mulheres a abertura do útero (cérvix) é o principal local da infecção. Sintomas da gonorréia 

A gonorréia pode provocar corrimentos em mulheres e homens. Um pequeno número de pessoas pode ser infectado por gonorréia e não apresentar sintomas por vários meses. 

Para mulheres, osprimeiros sintomas da gonorréia geralmente são leves e costumam aparecer de 2 a 10 dias depois do contato sexual com parceiro infectado. Quando a mulher apresenta sintomas, os primeiros deles podem incluir: 
* Sangramento durante intercurso vaginal. 
* Sensação de dor ou queimação ao urinar. 
* Corrimento vaginal amarelo ou com sangue 

Sintomas mais avançados, os quais podem indicar odesenvolvimento de doença inflamatória pélvica, incluem cólicas e dor, sangramento fora do período de menstruação, vômito e febre. 

Homens costumam ter sintomas mais freqüentemente do que mulheres, os quais pode incluir: 
* Pus branco, amarelo ou verde saindo do pênis sem dor. 
* Sensação de queimação ao urinar, que pode ser forte. 
* Testículos doloridos ou inchados. 

Se não for tratada, agonorréia em homens pode ocasionar complicações na próstata e epididimite (inflamação dos testículos). 

Sintomas da infecção no reto incluem corrimento, coceira e ocasionalmente movimentos do intestino doloridos com sangue fresco nas fezes. Os sintomas geralmente surgem de 2 a 5 dias depois da infecção, mas podem demorar até 30 dias para aparecer.
Tratamento da gonorréia 

O médico geralmenteprescreve uma dose única de antibiótico para tratar a gonorréia. Caso a mulher esteja grávida, ou tiver menos de 18 anos de idade, ela não deve ser tratada com certos tipos de antibióticos. Gonorréia e clamídia muitas vezes infectam a pessoa ao mesmo tempo. Desta forma, médicos muitas vezes prescrevem uma combinação de antibióticos para as duas infecções. Caso a pessoa tenha gonorréia, todos os seus...
tracking img