Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANEXOS DO EMBRIÃO E FETO. Denominam-se anexos fetais tudo que envolve diretamente o embrião e o feto e que se origina das células iniciais do ovo.

O liquido amniótico contém células e secreções provenientes do feto, sua analise dá-nos informações valiosas relacionadas com a saúde do feto e seu estado de maturação. Isso pode ser feito por punção (amniocentese) ou por observação da bolsa d’águaatravés do canal cervical (amnioscopia).

PLACENTA: Dos anexos embrionários e fetais, a placenta a parte mais importante, pois é o órgão responsável pelas trocas entre o concepto e a mãe, ainda tem a função de manutenção da gravidez através da liberação de hormônios. A placenta é composta por duas faces: A materna e a fetal. A que fica em contato com o útero é chamada face materna. A face fetalé a que entra em contato com o liquido amniótico e o feto. A placenta produz hormônios, dentre os quais destacam a gonadotrofina coreônica. CORDÃO UMBILICAL: Inserido na face da placenta, em uma extremidade e na outra na parede ventral do embrião, é o canal de ligação entre o feto e a mãe. Em geral mede 60 cm de comprimento. Constitui-se de duas artérias e de uma veia, envolvidos por uma substânciadenominada gelatina de Warton. AS MEMBRANAS E O LIQUIDO AMNIÓTICO. As membranas são duas: a reveste a placenta externamente (córion) e internamente (âmnio) e se reúnem, formando uma bolsa membranosa que envolve o feto. No pólo inferior do ovo, abaixo da apresentação, formam um pequeno fundo-de-saco liquido denominado “bolsa d’água” que se rompe por ocasião do parto, espontânea ou artificialmente.O liquido amniótico está contido dentro da bolsa membranosa, é levemente opaco e circunda o embrião. O volume médio ao final da gravidez é de 850 a 1.000 ml. Cordão umbilical.

Da placenta partem veias e artérias (duas artérias umbilicais e uma veia umbilical), lembrando que na circulação fetal as artérias levam sangue venoso e veias sangue arterial. EXERCÍCIOS

1 O cordão umbilical que unea placenta ao feto ou recém-nascido apresenta: a) três vasos sangüíneos, duas artérias e uma veia. b) três vasos sangüíneos, uma artéria e duas veias. c) quatro vasos sangüíneos, duas artérias. d) quatro vasos sangüíneos, uma artéria e três veias. e)NDA 2 A coloração do liquido aminiótico que caracteriza o sofrimento fetal é: a)amarela. b)límpida. c)esverdiada. d)transparente 3 Segundo Ziegel, oprincipal instrumento diagnóstico de determinadas afecções genéticas do feto, durante a vida intra-uterina, é: a)amniocentese. B)amnioscopia. C) história familiar MODIFICAÇÕES DO ORGANISMO MATERNO. Modificações sistêmicas: a)postura e deambulação: lordose da coluna lombar e modificações na deambulação (marcha anserina); b)sistema cardiovascular: diminuição da pressão arterial: -de 3 a 5 mm Hg nasistólica; -de 5 a 15 mmHg na pressão diastólica, tendência à hipotensão e lipotimia. c)circulação cutânea: aumento da sudorese e calor. d)pressão venosa: apresenta-se aumentada três vezes mais nos membros inferiores, devido á compressão das veias abdominais e pélvicas. Tendência a edema de membros inferiores, hipotensão, lipotimia, varizes e hemorróidas. e)volume sangüíneo: acréscimo sendo maior oaumento do volume de glóbulos (hemácias) do que o volume de plasma sangüíneo. O sangue da gestante apresenta-se “diluído” determinando a chamada “anemia fisiológica da gestação”. f)sistema sangüíneo: -aumento na produção de hemácias, daí a necessidade de suplementação de ferro; -grande parte das imunoglobulinas são transferidas para o feto; -aumento na produção dos fatores da coagulação paraconter hemorragias por ocasião do parto; g)sistema urinário: alterações anatômicas e funcionais predispõem a gestante a alta incidência de infecção urinária. h)sistema respiratório: há um maior valor de sangue sendo oxigenado nos pulmões para suprir as necessidades do feto. O aumento nas taxas hormonais próprio da gestação causa dispnéia na gestante.

i)sistema digestivo: mais de 50% das gestantes...
tracking img