Oximetria arterial de pulso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Oxímetria arterial de pulso

A Oxímetria de pulso arterial (OPA) fornece informações de relevância clinica sobre a saturação de oxigênio carreado pelas hemoglobinas presente no sangue arterial e permite analisar a amplitude e a freqüência de pulso, tanto na fase de repouso como na atividade, de indivíduos de qualquer idade, em instituições de saúde, no cuidado domiciliar ou em unidades moveisde cuidados à saúde. (Referencia)
A OPA permite medir continuamente e de maneira não invasiva a saturação de oxigênio da hemoglobina arteriolar, em uma região anatômica que permita a aferição da medida, preferencialmente periférica, como extremidades digitais das mãos e/ou dos pés, lóbulos da orelha, dentre outros. É utilizada para monitorar pacientes com risco de desenvolver hipoxia, pois aobservação do paciente mesmo realizada por profissionais experientes, não é capaz de verificar se esta ocorrendo hipoxia sem auxilio do oximetro de pulso arterial, ate que a saturação de oxigênio esteja abaixo de 80%. (referencia 1 e 2)
A monitorização da saturação de oxigênio fornece informações sobre o sistema cardíaco e respiratório e do transporte de oxigênio no organismo. É amplamente utilizadapor não ser invasiva, monitorar de maneira continua, além da técnica de instalação ser simples e indolor. (Referencia 1)

Princípios do oxímetro de pulso

O oxímetro de pulso emite luz de dois comprimentos de onda através de uma extremidade do corpo, como um dedo ou orelha. Logo em seguida o aparelho mede o sinal de luz que foi transmitido ou refletido na região analisada. O dispositivo operabasicamente da seguinte forma:

• A pigmentação da hemoglobina oxigena é diferente da que flui sem o transporte de oxigênio. Isso faz com que a absorção para ambas seja diferente nos dois comprimentos de onda os quais o oxímetro emite luz. Para ser mais exato, o coeficiente de absorção de luz para tais comprimentos é linearmente independente, mas não tão distante, o que faz que o sanguepareça opaco para ambas as fontes de luz. Esse modelo assume que somente a hemoglobina oxigenada e aquela que não se encontra oxigenada estão presentes no sangue.
• A pulsação natural do sangue arterial resulta em uma forma de onda no sinal transmitido identificar os efeitos da absorção do sangue arterial diante dos efeitos não pulsantes do sangue venoso e também dos tecidos do corpo. Ao usar seusar um dos dois efeitos nos diferentes comprimentos de onda é possível se obter uma medida que não necessita de calibração absoluta com respeito a absorção geral dos tecidos . esta é uma vantagem clara do uso de um oxímetro de pulso sobre os outros oxímetro.
• Com a luz adequada dispersa no sangue será possível iluminar suficientemente o sangue arterial, permitindo assim, uma detecçãoconfiável do sinal pulsante. Exatamente dessa propriedade que é possível se extrair as características usadas no monitoramento e verificação de uma oxigenação adequada.


Uso do oxímetro de pulso no monitoramento de possíveis problemas na oxigenação sanguínea

Hipóxia e hipoxemia

O termo hipóxia refere-se a uma taxa menor do que a normal de oxigenação dos tecidos. Já o termo hipoxemia refere-sea uma taxa menor que a normal de oxigenação do sangue. Esses dois termos são conceitos ligeiramente são ligeiramente diferentes. Hipóxia se refere a condição criticamente perigosa onde a função desempenhada pela célula de um determinado tecido esta sob serio risco.
A tabela abaixo ilustra diferentes categorias de situação de hipóxia e uma descrição de suas possíveis causas. A primeira categoria,hipóxia hipoxica, é umas das consequências de uma baixa taxa de saturação arterial no sangue.
Apesar da hipoxemia (taxa menor do que a normal de oxigenação do sangue) ser bastante perigosa, não é necessário que a hipóxia exista sobre a condição de hipoxemia. Da mesma forma como a tabela a baixo sugere, hipóxia pode ocorrer quando não existe a menor evidencia de hipoxemia. Entretanto um...
tracking img