Fatores que causam a surdez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1)    Fatores que causam a surdez:
 
A surdez é uma condição que se manifesta com diferentes graus, desde perdas auditivas leves até a surdez profunda.
Grande parte dos casos de surdez é transmitida durante a gravidez como consequência do consumo de álcool e drogas, má nutrição da mãe, doenças como diabetes, ou mesmo infecções que surgem durante a gestação como sarampo ou rubéola.
Outrogrande causador de deficiência auditiva é exposição a ruídos intensos (mais de 75 decibéis), como de máquinas industriais, música alta, armas ou foguetes por exemplo. Doenças infecciosas bacterianas ou virais, assim como o uso de alguns medicamentos podem causar a surdez.
Frequentemente a dificuldade auditiva desenvolve-se em pessoas com mais de 65 anos de idade devido ao processo degenerativonatural.
De cada 1.000 crianças, uma nasce com problemas de surdez. Dados mundiais indicam que 60% dos casos são causados pela herança genética do bebê. No Brasil, mesmo que a maioria dos casos tenha causas não genéticas, como rubéola, meningite ou falta de oxigênio no parto, com a melhoria da atenção da saúde materno-infantil a proporção de casos de origem genética tende a aumentar progressivamente.Entretanto, dificilmente a surdez é constatada antes que a criança complete dois anos. Nessa altura, ela já pode ter sofrido prejuízos, causados pela falta de estímulos cerebrais relacionados com a fala, que vão prejudicá-la pelo resto da vida. É consenso entre os médicos que a melhor época para o tratamento ocorre por volta de um ano e meio.
Nos casos de surdez de origem genética, 70% sãonão-sindrômicos, ou seja, a criança não tem problemas de formação que possam estar ligados à surdez. Como os órgãos estão bem formados, o tratamento é facilitado. Existem muitos genes envolvidos nos casos de etiologia genética da surdez. Mas na grande maioria dos casos de surdez de origem genética a causa está numa mutação do gene conexina 26. A mutação mais freqüente, ocorrendo em 70% dos casos, é adeleção de uma base, a guanina.
Vários padrões complexos de segregação são possíveis devido a casamentos preferenciais entre afetados que vivem em agregados ou em comunidades próprias. Em vista de uma precoce segregação educacional e social e em vista das dificuldades de comunicação com ouvintes normais, essa tendência a casamentos preferenciais é completamente natural. Por exemplo, um indivíduo comsurdez dominante pode casar-se com uma pessoa portadora de surdez recessiva. A prole afetada desse casamento apresentará surdez autossômica dominante, mas será também heterozigota para o alelo causador de surdez autossômica recessiva. Se alguma dessas pessoas se casarem com alguém portador do mesmo tipo de surdez autossômica recessiva, então tanto a surdez recessiva como a dominante podem ocorrerentre seus descendentes. Esse tipo de segregação complexa ocorre na população e pode ser extremamente difícil de ser detectada na prática.
A surdez é uma característica freqüente em mais de 100 síndromes hereditárias ou genéticas conhecidas. A tabela abaixo mostra algumas dessas síndromes, nas quais a descosia é considerada uma característica relevante. Sua classificação é arbitrária, baseada naparte do corpo predominantemente envolvida (orelhas, pele e anexos, sistemas visual, nervoso, esquelético, urinário, endócrino, vascular, metabólico, etc).
Os agentes infecciosos são os fatores etiológicos mais comuns de perdas auditivas congênitas ou adquiridas. O déficit auditivo pode ser decorrente de dano na orelha externa e média, causando perda auditiva condutiva leve/moderada, ou da orelhainterna, causando perda auditiva neurossensorial moderada/profunda. Infecção da orelha interna durante a gestação por toxoplasmose, rubéola, sífilis, citomegalovírus e herpes são as causas mais frequentes de surdez congênita. Em relação ao lactente e pré-escolar, a surdez profunda pode ser uma complicação de meningite. Na infância, as infecções bacterianas da orelha média são responsáveis pela...
tracking img