Anatomia vegetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
INSTITUTO DE CIÊNCIAS NATURAIS E SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA
DISCIPLINA: BOTÂNICA II – ANATOMIA DOS ANTÓFITOS

HISTOLOGIA VEGETAL: MERISTEMASSALVADOR - BAHIA
2011

1. ORIGEM E DESENVOLVIMENTO

No inicio da formação, o embrião propriamente dito consiste em uma massa de células relativamenteindiferenciadas. Entretanto, logo depois, mudanças na sua estrutura interna resultam no desenvolvimento inicial dos sistemas de tecidos da planta (RAVEN, 2001).
As células meristemáticas nãosão especializadas, mas contêm elementos para a edificação das células diferenciadas. Os meristemas originam tecidos primários, através de divisões anticlinais e periclinais de células denominadasiniciais (UNISANTA, 2011).
Subseqüentemente, divisões anticlinais resultam numa separação inicial entre o procâmbio e o meristema fundamental (precursor do tecido fundamental que circunda oprocâmbio que dará origem aos sistemas vasculares xilema e floema) (RAVEN, (2001).
O crescimento da futura planta, a partir do embrião é possível devido a organização dos meristemas apicais do caule eda raiz (ESAU, 1976), por células que se dividiram ativamente, tornaram-se delineadas em cada extremidade do embrião por vacuolização progressiva das células intermediárias (CUTTER, 1986). Essesmeristemas aparecem nos dois pólos opostos ao eixo embrionário, pólo proximal (ou de raiz) e o pólo distal (ou da gema apical) do caule (ESAU, 1976).
A polaridade é estabelecida logo nos primeirosestágios de desenvolvimento embrionário e logo manifestada pela demarcação de um ápice radicular e um ápice caulinar no embrião jovem (CUTTER, 1986).

Meristemas Apicais

Meristema Apical doCaule

Segundo Esaú, 1976 o meristema apical pode ser encarado como um resíduo de tecido embrionário localizado entre os cotilédones. O meristema apical caulinar da maioria das angiospermas...
tracking img