Anatomia vegetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Anatomia Vegetal

Anatomia da Raiz

Origem da raiz: A primeira raiz de uma planta com sementes desenvolve-se a partir do promeristema (meristema apical), o qual desenvolverá a raiz primária. Nas dicotiledôneas a raiz primária e suas ramificações constituem o sistema radicular. Nas monocotiledôneas a primeira raiz vive apenas por um curto período de tempo, sendo substituídas por raízesadventícias que se originam do caule.

Crescimento Primário: O córtex constitui a maior parte da área no crescimento primário e geralmente é formado por células parenquimáticas. As células corticais muitas vezes, armazenam amido. A camada mais interna da região do córtex é formada por células compactamente arranjadas constituindo a endoderme.

As células da endoderme apresentam reforços desuberina ou lignina, dificultando as trocas metabólicas entre o córtex e o cilindro central. As células da endoderme são arranjadas em Estrias de Caspary, ou reforços em “U”, que forçam a filtragem da água através da membrana plasmática garantindo a seletividade.

A camada mais externa do córtex, logo abaixo da epiderme, apresenta camadas suberizadas, sendo denominada exoderme:

O cilindro vascularda raiz é constituído de

• Periciclo - que desempenha funções importantes, como a formação de raízes laterais.

• Câmbio vascular – nas plantas com crescimento secundário.

• Tecidos vasculares primários – Xilema e Floema.

O centro do órgão pode ainda ser preenchido por células parenquimáticas, denominadas parênquima medular.

Crescimento Secundário: Consiste na formaçãode tecidos vasculares secundários a partir do câmbio vascular e de uma periderme originada no felogênio (câmbio de casca). O Câmbio vascular se origina das células do procâmbio, que permanecem meristemáticas e estão localizadas entre o xilema e floema primários. Logo a seguir as células do periciclo também se dividem contribuindo na formação do câmbio vascular. O cilindro formado pelo felegênio(Súber para fora e feloderme para dentro) constituem a periderme.

Questões sobre anatomia da Raiz:

1- O periciclo tem importância no desenvolvimento do sistema da raiz por que:

a) é capaz de formar o protoxilema. Se junta ao câmbio vascular, para formar o cilindro vascular, forma o felogênio e dá origem as raízes laterais.

b) é a última camada cortical e gera raízes laterais. Gera raízeslaterais, mas não é a ultima camada cortical.

c) é capaz de formar parte do câmbio vascular, felogênio e raízes laterais.

d) tem importância no controle de substâncias que entrarão no sistema vascular, já que possui estrias de Caspary. Quem possui estrias de Caspary é a Endoderme.

e) é a última camada cortical e forma o câmbio vascular. A última camada cortical é a endoderme.

2- Aendoderme, última camada cortical nas raízes, tem uma função importante no controle de substâncias que entram no sistema vascular. Isso acontece graças a uma importante característica das células endodérmicas, que é:

a) a presença das chamadas estrias de Caspary, uma impregnação de suberina nas primárias radiais, as quais impedem o transporte simplástico (pelo citoplasma) e forçam o transporteapoplástico (através da parede celular). As estrias de Caspary, existem para forçar o transporte pelo citoplasma, como forma de realizar uma seletividade.

b) a presença das chamadas estrias de Caspary, uma impregnação de cutina nas paredes primárias radiais, as quais impedem o transporte apoplástico (através da parede celular) e forçam o transporte simplástico (pelo citoplasma). Não é cutina,mas sim suberina.

c) a presença das chamadas estrias de Caspary, uma impregnação de suberina nas paredes primárias radiais, as quais impedem o transporte apoplástico (através da parede celular) e forçam o transporte simplástico (pelo citoplasma).

d) a presença de espessamentos secundários que impedem a entrada de substâncias indesejadas.

3- Como é a distribuição do cilindro vascular em...
tracking img