Anatomia patologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SUDOESTE PAULISTA
Instituição Chaddad de Ensino S/C Ltda.

BIOMEDICINA

FERNANDO BARBOSA LOBEIRO

ANATOMIA PATOLÓGICA

AVARÉ-SP
2011
FERNANDO BARBOSA LOBEIRO

ANATOMIA PATOLÓGICA

Trabalho apresentado ao curso de Biomedicina, da Faculdade Sudoeste Paulista para a disciplina de Introdução a Biomedicina.

Orientador: Dra. Fátima Aparecida Mazzini Amâncio

AVARÉ-SP2011
RESUMO

A anatomia patológica é um ramo da patologia que lida com o diagnóstico das doenças baseado em exames macroscópicos e microscópicos, o médico especialista em anatomia patológica é o patologista. Pela história Giovanni Battista Morgagni é dado como precursor da anatomia orgânica, Marie Francis Xavier Bichat como precursor da patologia tecidual e Rudolf Virchow precursor da patologiacelular, fundador da patologia moderna. No Brasil, por determinação da Associação Médica Brasileira, a patologia é exercida através de uma pós-graduação do curso de biomedicina ou medicina. Tradicionalmente, o estudo da patologia é dividido em patologia geral e patologia especial. A patologia engloba áreas diferentes como etiologia, patologia, alterações morfológicas e fisiopatologia. De acordo como Conselho Federal de Biomedicina o biomédico habilitado em Anatomia Patológica poderá realizar macroscopia, microtomia, diagnósticos histoquímicos e imunohistoquímicos, biopsia de congelação, técnicas de necropsia também conhecida como autopsia, diagnóstico molecular processamento das amostras histopatológicas . A Sociedade Brasileira de Patologia é o órgão responsável por organizar e ministrar oexame para obtenção do título de especialista nesta área.

Palavras-chave: Anatomia patológica; patologia; patologista; biomédico.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO4

2. DEFINIÇÃO5

3. HISTÓRICO7

4. DIVISÕES DA PATOLOGIA8
4.1 Áreas de aplicação8
4.2 Áreas de estudo8
4.3 Procedimentos comuns9
4.3.1 Papanicolau9
4.3.2 Anatomopatológico 10
4.3.3 Imunoistoquímico 10
4.3.4 Punção Aspirativacom Agulha Fina (P.A.A.F.)10
4.3.5 Punção Aspirativa com Agulha Grossa (Core biopsy)11
4.3.6 Captura híbrida e hibridização ''in situ''11
4.3.7 Biópsia de congelação 11

5. ANATOMIA PATOLÓGICA NO BRASIL 13

6. CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

1. INTRODUÇÃO

A anatomia patológica é uma dentre as 33 áreas disponíveis para o profissional formado em biomedicina exercer. Trata-se de um ramodedicado ao diagnóstico de doenças encontradas em células e tecidos; de grande importância no plano médico, por ser possível através de uma análise precisa do material coletado, planejar o melhor tipo de tratamento e prever com razoável grau de acerto as diversas possibilidades de evolução para o paciente.
E através deste trabalho, busca-se uma maior explanação sobre esta profissão, que devidoa sua importância, se mantém em constante destaque no ramo da saúde, especialmente no biomédico.

2. DEFINIÇÃO

Anatomia patológica é um ramo da patologia que lida com o diagnóstico das doenças baseado no exame macroscópico de peças cirúrgicas e microscópicos para o exame de células e tecidos.
O médico especialista em Anatomia Patológica é o patologista. O patologista tem ampla atuação naciência médica. Somente a partir do diagnóstico, isto é, do conhecimento do nome da doença será possível planejar o melhor tipo de tratamento e prever com razoável grau de acerto as diversas possibilidades de evolução para o paciente.
Para descobrir o diagnóstico, o patologista estuda minuciosamente ao microscópio a forma das células e dos tecidos que estão doentes, a partir de uma amostraretirada do paciente pelo médico. As alterações encontradas são confrontadas com os sinais e sintomas que o paciente apresenta, bem como todos os exames laboratoriais e radiológicos por ele anteriormente realizados.
Após essa análise conjunta, é possível emitir um parecer diagnóstico. O patologista não atende diretamente o paciente, e sim trabalha em conexão com outros médicos, auxiliando o...
tracking img