Anatomia humana - generalidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.         Anatomia Humana – Generalidades
1.1.  Conceito
Anatomia humana é a ciência que se dedica ao estudo da estrutura do corpo humano. A palavra anatomia tem origem grega e significa “cortar em partes” ou dissecar. Em seu sentido mais amplo, a anatomia estuda o corpo macro e microscopicamente. Atualmente, utilizamos o termo morfologia para englobar os aspectos macroscópicos (anatomia) e osmicroscópicos (histologia, citologia, embriologia e ciências afins) do corpo humano. A anatomia é a base do conhecimento das ciências da saúde com aplicação direta na prática clínica, experimental e cirúrgica.
1.2.  Normalidade, variação anatômica, anomalia e monstruosidade
O termo normal, em medicina, significa sadio. Em anatomia, o termo normal é também utilizado para definir a estrutura maisfrequente, ou seja, que é encontrada no mais alto número ou na mais alta percentagem, estatisticamente significativo, de indivíduos da espécie humana. A variação anatômica é um pequeno desvio do aspecto anatômico normal de uma estrutura sem que haja prejuízo à função. Anomalia é uma alteração, congênita ou adquirida, do padrão de normalidade de uma estrutura que causa prejuízo à função. Amonstruosidade é uma anomalia tão acentuada que interfere no desenvolvimento do corpo, sendo incompatível com a vida.
1.3.  Terminologia anatômica
A terminologia anatômica é o vocabulário ou lista de termos anatômicos, palavras ou expressões utilizadas para designar as partes do corpo humano. Surgiu da necessidade de diminuir a quantidade, padronizar e uniformizar os termos anatômicos utilizados emtodo mundo, através de uma só lista oficial. A terminologia anatômica é resultado da ação conjunta da Comissão Federativa da Terminologia Anatômica (CFTA) e de 56 associações, que são os membros da Federação Internacional de Associações de Anatomistas (FIAA), única entidade internacional que representa todos os aspectos da anatomia e as associações anatômicas.
1.4.  Partes do corpo
O corpo humanose divide em cabeça, pescoço, tronco (tórax, abdome, pelve e dorso), e membro superior (cíngulo do membro superior, axila, braço, cotovelo, antebraço e mão) e membro inferior (cíngulo do membro inferior, quadril, coxa, joelho, perna e pé).
1.5.  Posição anatômica
A posição anatômica é o padrão de referência para se estudar o corpo humano como um todo ou suas partes. O indivíduo está ereto (emposição ortostática), com os membros superiores pendentes naturalmente, adjacentes ao corpo, de cada lado do tronco, com o olhar fixo no horizonte, face voltada para frente, palmas para frente com os dedos justapostos, membros inferiores unidos, com os pés juntos e com as pontas dos dedos também dirigidas para frente.
1.6.  Planos e eixos do corpo humano
Os planos de delimitação do corpo humanoincluem o anterior ou ventral, o posterior ou dorsal, o superior ou cranial, o inferior ou podálico e os laterais. Os planos de secção do corpo humano são representados pelos planos sagital mediano, sagital paramediano, frontal ou coronal e o transversal ou horizontal. Os eixos de movimento são o sagital (ântero-posterior), o longitudinal (crânio-podálico) e o transversal (látero-lateral).
1.7. Termos gerais
Para estudar a forma, a posição e as relações dos órgãos e estruturas do corpo, é necessário compreender os termos anatômicos de posição e direção como: anterior, posterior, superior, inferior, lateral, ventral, dorsal, cranial, caudal, transversal, longitudinal, axial, mediano, medial, intermédio, médio, externo, interno, superficial, profundo, distal, proximal, palmar e plantar.  Sistema Esquelético
 
2.1.  Conceito e função
       É o conjunto de ossos e cartilagens que se interligam para formar o arcabouço do corpo e desempenhar importantes funções como: sustentação, proteção, movimento, hematopoese, armazenamento de gordura, armazenamento de minerais.
 
2.2.  Esqueleto axial e apendicular
       O esqueleto axial consiste nos ossos que formam o eixo do corpo,...
tracking img