Anatomia dos sistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Nervoso

Introdução

As funções orgânicas, bem como a integração do animal ao meio ambiente está na dependência de um sistema especial denominado Sistema Nervoso; isto significa que este sistema controla e coordena as funções todas as funções do organismo e ainda, recebendo estímulos aplicados à superfície do corpo animal, é capaz de interpretá-los e desencadear eventualmente,respostas adquadas a estes estímulos. Assim, mutias funções do sistema nervoso dependem da vontade e muitas outras ocorrem sem que tenhamos consciência.
Quando o sistema nervoso recebe um estímulo, interpreta e desncadeia uma resposta; os seres vivos estão continuamente se ajustando ao meio ambiente e para que exista este ajuste, ele possui algumas propriedades: irritabilidade, condutibilidade econtratilidade, quem executa é a célula muscular.
O tecido nervoso está constituído por neurônios, células nervosas que transmitem impulsos e neróglia que são as células gliais que dão suporte aos neurônios.

Neurônio

É o componente fundamental morfofuncional do sistema nervoso; ele possui a capacidade de responder à estímulos, originando e conduzindo sinais elétricos. Neurônios maduros sãoincapazes de sofrerem mitose-uma vez completado o desenvolvimento embrionário, as células nervosas não podem ser repostas quando morrem ou são destruídas; no entanto, sob condições apropriadas, os prolongamentos periféricos dos neurônios que foram lesionados ou seccionados, podem ser reparados, restabelecendo o suprimento nervoso para as estruturas afetadas. Está formada por:
Corpo celular oupericário-normalmente localizado no sistema nervoso central em núcleos e no sistema nervoso periférico, em gânglios.
Prolongamentos: dendritos são processos neuronais que captam estímulos e os conduzem para o corpo celular.
Axônio, único, é o prolongamento neuronal que conduz os impulsos do corpo celular, podem ser curtos ou longos.
Telodendro é a arborização terminal, a extremidade distal de cadatelodendro se expande no interior de pequenas estruturas em forma de bulbo terminais axônios ou botões sinápticos.

Tipos de neurônios: são classificados segundo sua estrutura e função:

Estrutura: bipolar, dois prolongamentos, existem poucos no corpo.

Pseudounipolar é formado quando dois prolongamentos bipolares se unem de forma
que só um prolongamento se origina no corpo celular.Multipolar: apresenta um axônio e vários dendritos, é o tipo mais comum.

Função: Motor (eferente) transmite impulso do S.N.C par um efetuador.
Sensitivo(aferente): transmite impulsos dos receptores par o S.N.C.

Internuncial ou de associação: transmite impulsos de um neurônio a outro.

Desenvolvimento:

O sistema nervoso se desenvolve a partir de células do ectoderma que na segunda semana devida intra-uterina, formam uma superfície plana e espessa na região dorsal do embrião.
Esse espessamento é chamado de PLACA NEURAL, que origina todas as células nervosas do S.N e a maior parte das células de suporte do sistema nervoso. Com o desenvolvimento, a linha mediana da placa sofre uma invaginação e ao mesmo tempo há proliferação das células ao longo das margens da placa, o resultado é aformação do SULCO NEURAL, limitado pelas PREGAS NEURAIS. O sulco se aprofunda, GOTEIRA NEURAL, a medida que as pregas se elevam; desta maneira, as pregas se aproximam e se fundem na linha mediana, covertendo o sulco em TUBO NEURAL. O tubo neural se separa da superfície do ectoderma e se desenvolve posteriormente em encéfalo e medula espinal. As células do ectoderma existentes no ápice das pregas,movem-se lateralmente par formar colunas de células em cada lado do tubo neural: células da crista neural, que formarão as células nervosas sensitivas contidas no interior dos nervos dos nervos espinais e cranianos.
Em torno da 4 semana de V.I.U, o tubo neural sofre três dilatações, que são três vesículas preenchidas por liquido: PROSENCEFALO, MESENCÉFALO, ROMBENCÉFALO, que formam a porção...
tracking img