Anatomia do canino inferior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CANINOS INFERIORES----- 33 ou 43
LOCALIZAÇÃO= Os caninos inferiores estão localizados na porção anterior da mandíbula, é o terceiro dente a partir da linha mediana, e está entre o incisivolateral(32-42) e o pré –molar (34-44).

FUNÇÃO= A sua função é a de dilacerar, ou seja, rasgar os alimentos mais fibrosos e resistentes, que necessitam de maior força mastigatória para cortá-los.Isso só épossível por causa de sua morfologia, que tem sua coroa funcionando como uma ponta dilacerante.

COROA- Sua coroa pode ser comparada à ponta de uma lança, pois sua borda incisal apresenta duasvertentes que determinam uma cúspide de vértice agudo. Em comparação ao canino superior, este possui a coroa mais longa e mais estreita. Ela é só um pouco mais longa, e é reduzida a dimensão mésio-distal,ouseja,ela é mais estreita, que dá-lhe a aparência de coroa bem mais alta.

TIPOS DE FACES:

A sua face vestibular é mais arredondada com forma hexagonal, e bastante alongada, possui uma leveinclinação para a parte lingual, e a crista cérvico-incisal não é tão marcada. Os sulcos de desenvolvimento são apenas sinais deixados (vestígios). A borda mesial é mais alta que a distal, esse dado nosfornece o lado da localização do canino se é direito ou esquerdo, já a parte distal é mais larga e prolonga-se no sentido distal, a borda também é mais retilínea (linha reta), e continua alinhada com asuperfície mesial da raiz. Como o dente é mais estreito, a convergência dessas bordas para a cervical é menor em relação ao canino superior. Tal como no superior, a coroa não tem simetria bilateral(não é igual nos dois lados), porque o segmento mesial da cúspide é menor e menos inclinado (quase horizontal) que o distal. Os ângulos mésio-incisal e disto-incisal e as áreas de contato (o que estáao lado-interproximais) se dispõem como no canino superior.

A sua face lingual está em contraste com o canino superior, nem o cíngulo nem as cristas marginais são bem marcados. Também não há...
tracking img