Jean piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JEAN PIAGET

Jean Piaget, nasceu em1896, na cidade de Neuchâtel, na Suíça, filho de Arthur Piaget, e de Rebeca Jackson. Ele foi uma criança precoce, aos onze anos de idade publicou o seu primeiro artigo sobre um pardal albino, sendo assim já mostrando o seu interesse pela biologia, e uma grande capacitação de observação.
Formou-se em Ciências Naturais, pela Universidade de Neuchâtel, ondetambém se formou em doutor. Depois estudou por um semestre na Universidade de Zurique, tendo aulas com Carl Jung, assim interessando-se por psicanálise e psicologia.
Depois de algum tempo, foi morar em Paris, onde deu aulas em um colégio de meninos, que era dirigido por Alfred Binet, que criou um teste de medição de inteligência. Durante esse teste Piaget estava trabalhando e então identificou umpadrão, nas respostas das crianças de uma mesma faixa etária, sendo assim elaborou seus primeiros estudos experimentais sobre o desenvolvimento da mente.
Em 1922, lançou seu primeiro livro: “A LINGUAGEM E O PENSAMENTO DA CRIANÇA”. Nesse mesmo ano casou-se com Valentine Châtenay, que foi uma de suas alunas, com quem teve três filhas, Jacqueline, Lucienne, e Laurent.
Com a observação de suasfilhas, Piaget formou teorias sobre o desenvolvimento da inteligência nos seres humanos, assim dando o nome a essa ciência de Epistemologia Genética. Então por volta do ano 30, começou escrever vários trabalhos as primeiras fases do desenvolvimento da mente humana.
A partir de 1925, começou a ocupar diferentes cargos em Universidades da Suíça e estrangeiras. De 1925 à 1929, Psicologia, Sociologia eHistória da Ciência, em Neuchâtel; de 1929 à 1939, História do Pensamento Científico; de 1939 à 1952, Sociologia; de 1940 à 1971, Genética e Psicologia Experimental, em Genebra; de 1938 à 1951 Psicologia e Sociologia, em Lausanne. Piaget, foi o único suíço, a ser convidado para trabalhar na Universidade de Sorbonne, na França entre 1952 e 1963.
No ano de 1946, participou da elaboração daConstituição da Unesco, órgão das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, do qual se tornou membro do conselho executivo e responsável pelo departamento de Educação. Assim recebeu inúmeros prêmios e reconhecimento em várias partes do mundo, até o ano de 1980, que faleceu aos 84 anos.
Através de todas as suas pesquisas, Piaget concluiu, que o individuo passa por várias etapas de desenvolvimento aolongo de sua vida, e que a aquisição do conhecimento é uma construção progressiva, em que estruturas lógicas menos poderosas, vão sendo substituídas por outras mais fortes e estruturadas da infância até a idade adulta.
Por essa razão, a lógica e o modo de pensar da criança, é completamente diferente do adulto.
Sendo assim, as teorias piagetianas, permitiu que na educação, os pedagogos criassemmetodologias, baseadas em suas descobertas.
Para Piaget, a inteligência, é o mecanismo de adaptação biológica do organismo a uma situação nova, referente ao mundo exterior, para isso, se promove a construção contínua de novas estruturas. Assim, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos, oferecidos pelo meio que os cerca. Com isso, é possível dizer que ainteligência humana pode ser exercitada e aperfeiçoada.
Na sua visão, o comportamento dos seres vivos, não é inato, nem resulta condicionamentos, e sim construído, a partir da interação entre o meio e o individuo. Assim, a inteligência do individuo, que promove sua adaptação a situações novas, e tem relação direta com a complexidade dessa interação. Quanto mais complexa, for sua interação com omeio, mais inteligência terá o individuo.
A teoria de Piaget, mostra que o individuo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebe-lo, isto é, se tiver condições de inserir o objeto de conhecimento no seu sistema prévio de relações. Para ele, não existe o que se chama de “tábua rasa”. O individuo, sempre tem um conhecimento anterior que lhe permite assimilar e transformar...
tracking img