Anatomia dental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anatomia dental
O dente é formado, em grande parte, de sais minerais, principalmente de cálcio e fósforo, além de magnésio, flúor e outros elementos. Sua principal função é a mastigação, ou seja,triturar e converter os alimentos em partículas menores para serem ingeridas e digeridas. Eles auxiliam na formação do som das palavras quando falamos e podem mudar significativamente a expressão de umrosto, mexendo assim com a alto estima de uma pessoa.
A primeira dentição começa a se formar por volta dos seis meses de idade e completando-se por volta dos três anos, essa fase é chamada dedentição primária, dente de leite e entre outros. Nesta fase existem normalmente vinte dentes sendo dez na arcada superior e dez na inferior.
A segunda dentição começa a se formar por volta dos seis anoscompletando-se aproximadamente aos treze anos e é camada por dentição permanente ou secundária.
Cada um de nossos dentes tem suas formas variadas, diferentes, funções específicas e distintas.
O denteé dividido em várias:
* Coroa - parte superior do dente é a única parte visível em um dente saudável. O formato da coroa determina a função do dente. Por exemplo, os incisivos são planos e têmforma de “lâmina”, portanto servem para cortar, os caninos são afiados e servem para rasgar e os molares e pré-molares possuem superfície plana e larga servindo para mastigar e triturar os alimentos.* Raiz - parte do dente que fica dentro do osso e da gengiva. Ela pode constituir até 2/3 da formação do dente e é responsável por manter o dente fixo no maxilar.
* Esmalte - camada mais externada superfície do dente. O esmalte é o tecido vivo mais duro e mineralizado do corpo humano, porém, pode ser destruído se os dentes não forem higienizados adequadamente.
* Dentina - camadadentária situada abaixo do esmalte, é o mais extenso tecido dentário.  Quando a cárie consegue atravessar o esmalte, ela passa a atacar a dentina, onde há milhões de pequenos túbulos nervosos que vão...
tracking img