Anatomia dental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anatomia dental
A Odontologia é a ciência que estuda o sistema mastigatório dando ênfase no seu principal componente, os dentes. O conhecimento acumulado nos últimos anos obrigou a divisão desta ciência em áreas, mas isto de forma alguma a dissocia das ciências da saúde em geral tornando-a conhecimento indispensavel para a plena saúde, através da recuperação e prevenção das doenças da boca.

AAnatomia dental é um segmento da anatomia dedicado ao estudo da estrutura dental humana. Tanto o desenvolvimento, morfologia função e contato entre eles, denominado oclusão. Sua formação começa antes mesmo do nascimento e sua morfologia é ditada durante este tempo. A anatomia dental também é uma ciência taxonômica, mas está mais focada na divulgação dos nomes dos dentes e das estruturas das quaiseles são feitos. Estas informações são de grande importância para o tratamento odontológico. Normalmente, existem vinte dentes decíduos, mais conhecidos como "dentes de leite" e trinta e dois dentes permanentes. Entre os dentes decíduos, dez são normalmente encontrados na maxila e os outros dez na mandíbula. Entre os dentes permanentes, dezesseis são encontrados na maxila e os outros dezesseis namandíbula. A maior parte dos dentes têm características que os distinguem dos outros.

Desenvolvimento dentário

Radiografia infeior direita (da esquerda para direita) terceiro, segundo e terceiro molares, em estágios de desenvolvimento distintos. O desenvolvimento dentário é um complexo processo pelo qual os dentes se formam à partir de células embrionárias, crescem e irrompem. Em denteshumanos saudáveis esperam-se encontrar esmalte, dentina, cemento, e o desenvolvimento do periodonto durante o cresximento fetal. A dentição decídua começam a ser formada entre a sexta e oitava semana no útero, e dentes permanentes começam a formar na vigésima semana[1]. Se os dentes não começarem a se desenvolver nessas semanas, eles não irão se desenvolver ao todo. É amplamente aceito que nãoexiste um fator dos tecidos do primeiro arco branquial para o desenvolvimento dos dentes [2]. A fase de broto (algumas vezes chamada o germe dental) é um agregado de células, e está organizada em três partes: o órgão do esmalte, a papila dental e do folículo dental[3]. O órgão do esmalte é composto por epitélio do esmalte exterior, interior esmalte epitélio, retículo estrelado e estratointermediário[3] . Estas células dão origem a ameloblastos, que produzem o esmalte e esmalte epitélio reduzido. O crescimento das células cervicais em tecidos mais profundos formam a bainha radicular, que determinam a forma da raiz do dente. A papila dental contém células que se desenvolvem-se em odontoblastos, que são células formadoras de dentina[3]. Além disso, a junção entre o interior eo esmalte dentalpapila epitélio determina a forma de uma coroa dentária[2] . O folículo dental dá origem a três importantes elemtnos: cementoblastos, osteoblastos, e fibroblastos. Cementoblastos formar o cemento de um dente. Osteoblastos dão seu lugar no osso alveolar a raízes dos dentes. Fibroblastos desenvolvem ligamentos periodontais de conecções de dentes ao osso alveolar através de cemento[4]. O desenvolvimento énormalmente dividido nas seguintes fases: a fase broto, o capuz, sino, e finalmente maturação. A divisão do desenvolvimento dentário é uma tentativa de categorizar as mudanças que ocorrem, porém, é difícil decidir o estádio devido o aparecimento de diferentes variáveis histológicas de secções do mesmo dente, que podem parecem ser de diferentes fases.[5].

Dentina

É um tecido conjuntivoavascular, mineralizado, especializado que forma o corpo do dente, suportando e compensando a fragilidade do esmalte. A dentina é recoberta pelo esmalte na sua porção coronária e pelo cemento na porção radicular. Sua superfície interna delimita a cavidade pulpar onde se aloja a polpa dentária. Por ser um tecido vivo, contém prolongamentos de células especializadas e substância intercelular. Dentina...
tracking img