Anatomia da pele

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTÁCIO SEAMA


CAROLINE GÓES
EDILANE GEISA
MATHEUS SILVA
ODILENE CARDOSO
VALÉRIA KOGA


ANATOMIA







MACAPÁ-AP
2012
FACULDADE ESTÁCIO SEAMA






ANATOMIA DA PELE






Trabalho apresentado para avaliação parcial de G2 do 2 semestre da disciplina de Anatomia do curso de Fisioterapia da Faculdade Estácio Seama, ministrado pelo Professor CharlesSantana.











MACAPÁ-AP
2012
Introdução

Iremos tratar no trabalho a seguir sobre a anatomia da pele e anexos onde iremos abordar a sua origem, como se apresenta constituída , suas múltiplas funções, sendo ela um dos maiores órgãos do corpo, atingindo 16% do peso corporal. Na pele observam-se várias estruturas anexas que são os pêlos, unhas e glândulas sudoríparas e sebáceas.Pele e Anexos

A pele recobre a superfície do corpo e apresenta-se constituída por uma porção epitelial de origem ectodérmica a epiderme, e uma porção conjuntiva de origem mesodérmica, a derme. Abaixo e em continuidade com a derme está a hipoderme, que embora tenha a mesma origem da derme, não faz parte da pele servindo apenas de suporte e uniãocom os órgãos subjacentes.
Camadas da pele:
Epiderme: é constituída por uma porção epitelial de origem ectodérmica, a epiderme apresenta ainda três tipos de células: os melanócitos e as células de Langerhans e de Merkel, a espessura e a estrutura da epiderme variam com o local estudados, sendo mais espessa e complexa na palma da mão e do pé.

Camada basal ou germinativa: camada querepousa sobre a membrana basal e que separa a epiderme da derme é responsável pela constante renovação da epiderme. As células da camada basal contem filamentos intermediários constituídos de queratinas, a medida que a célula se diferencia e avança para a superfície o numero destes filamentos aumenta.

Camada espinhosa: constituída por células ligeiramente achatadas, de núcleo central compequenas expansões citoplasmáticas que contem tonofibrilas, mantendo-se unidas através dos desmossomos. As tonofibrilas e os desmossomos têm importante função na manutenção da coesão das células da epiderme e na sua resistência ao atrito.

Camada granulosa: é caracterizada pela presença de células poligonais achatadas, com núcleo central em cujo citoplasma são observados grânulos grosseiros, ascélulas dessa camada produzem grânulos envolvidos por membranas, estes grânulos são expulsos das células, essa camada é impermeável a água e a outras moléculas.

Camada lúcida: constituída por uma delgada camada de células achatadas, eosinofilas, hialina, cujos núcleos e organelas citoplasmáticas foram digeridas por enzimas dos lisossomos e desaparecem. O citoplasma consiste em numerosos filamentoscompactos.

Camada córnea: que tem espessura muito variável é constituído por células apresenta-se repleto de uma escleroproteina filamentosa, as queratinas constituem a metade das proteínas totais nesta camada.

A epiderme é responsável pela impermeabilidade da pele, o que dificulta a evaporação de água pela superfície corporal. A cor da pele resulta de uma serie de fatores, entre osquais os de maior importância são: seu conteúdo em melanina e caroteno, a quantidade de capilares na derme e a cor do sangue que ocorre nesses capilares. Melanina é um pigmento de cor marrom-escura, produzido pelo melanócito, que se encontra geralmente nas camadas basal e espinhosa da epiderme. A síntese da melanina ocorre no interior dos melanócitos e a tirosinase tem importante participação nesseprocesso, a melanina protege contra raios UV sintetizada nos melanócitos é injetada nas células epiteliais, onde se dispõe em posição supranuclear (capuz), onde oferece proteção ao DNA, contra a radiação ultravioleta (UV).

As epidermes contem células de Langerhans que são apresentadoras de antígeno e fazem parte do sistema imunitário, podendo processar e acumular na sua superfície os...
tracking img