Anapolis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ASPECTOS HISTÓRICOSFONTE: HTTP://www.ahistoriadeanapolis.com.br/anapolis.phpTEM TUDO AÍ...Segundo Ferreira (1981), em 1870, Gomes de Souza Ramos mudou-se de Bonfim (hoje Silvânia) para região das Antas, atraído pela fertilidade do solo e pela salubridade do clima. Foi criado por sua mãe, dona Ana das Dores de Almeida, no culto à Senhora de Santana e encontrando na região devotos da Santa,resolveu erigir, em sua homenagem, uma capelinha que seria o marco inicial da cidade.

Em 25 de abril de 1870, moradores das imediações do Córrego das Antas doaram uma área de terras para que fosse construída uma capela em louvor a Nossa Senhora de Santana. O termo de doação foi o primeiro documento histórico assinado nas terras de Santana. "Foram doadores: Joaquim Rodrigues dos Santos, Inácio José deSousa, Manoel Roiz dos Santos, Camilo Mendes de Moraes e Pedro Roiz dos Santos." (Ferreira: 1981 senado federal centro gráfico).

Em 1871, Gomes de Souza Ramos iniciou a construção da capela que logo ficou pronta. De acordo com Freitas (1995), em 03 de novembro de 1871 foi designado o primeiro capelão para o templo recém construído, o Padre Francisco Inácio da Luz.

No ano seguinte, oshabitantes do povoado encaminharam ao presidente da província um requerimento, no qual solicitavam que o povoado fosse elevado á categoria de freguesia, com o nome de Santana das Antas. Posteriormente, em 1887, no dia 15 de dezembro, uma lei provincial elevou a freguesia à categoria de vila, mantendo o mesmo nome. Contudo, só em 10 de março de 1892 foi instalada oficialmente a vila de Santana das Antas,governada por uma junta administrativa, presidida por José da Silva (Zeca) Batista.

É instigante constatar que apesar da vila de Santana das Antas ter dado origem a cidade de Anápolis, outra festa religiosa despertou grande destaque no município, a chamada festa do Bom Jesus. Vejamos como isso aconteceu. Segundo Haydée Jayme Ferreira, no início do século XX, viveu em Anápolis uma baiana negra,de nome Terezona (Maria Tereza de Jesus), lavadeira de roupas, sendo um de seus patrões Américo Borges de Carvalho, ex-Intendente municipal deste município. Ela trouxe uma estampa do Senhor Bom Jesus da Lapa, introduzindo aqui a devoção ao Filho de Deus.

De ano para ano, os devotos foram aumentando, os leilões se avolumando, acarretando o crescimento da arrecadação monetária. Percebendo ocrescimento da devoção, o então Vigário da Paróquia de Santana, o espanhol Henrique Isquerdo de Oliver, encampou a festa do Bom Jesus, atraindo-a para a Igreja Matriz, em 1913. A construção da capela do Bom Jesus teve início em 1914, sendo que a primeira festa ali realizada teve lugar em 1916. A letra do hino ao Bom Jesus foi composta pela poeta Arlindo Costa. O autor da música não é conhecido.

Em1935, era Vigário da Paróquia de Santana, o Cônego João Olímpio Pitaluga. Então, o arcebispo de Goiás, Dom Emanuel Gomes de Oliveira, criou a Paróquia do Bom Jesus, transferindo para ela o Vigário de Santana, que foi substituído, na antiga matriz, pelo Padre Luiz Maria Zephirino. Nos anos 40, os frades franciscanos chegaram em Anápolis e assumiram a Igreja Santana.

O Cônego João Olímpio Pitalugainiciou a construção da atual Igreja do Bom Jesus em 1933. Posteriormente, a obra sofreu um período de paralisação, sendo reiniciada com planta e orçamento feitos pelo engenheiro José Argenta em 1935. Todavia, as dificuldades foram tamanhas, que a Catedral do Bom Jesus só teve seu acabamento final no início dos anos 50, sendo que, depois de um afastamento temporário do Padre Pitaluga, foi aIgreja entregue aos frades franciscanos, sendo seu Vigário o Frei Domingos Foiey.

*Autores:

Gracy Tadeu Ferreira Ribeiro, Ms. História UFG, Professora de História do Brasil da Unievangéiica.

Jairo Alves Leite Diretor, do Museu Histórico de Anápolis. |
Segundo Ferreira (1981), em 1870, Gomes de Souza Ramos mudou-se de Bonfim (hoje Silvânia) para região das Antas, atraído pela fertilidade do...
tracking img