Ananias e safira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANANIAS & SAFIRA NO CAMINHO DA GRAÇA - POR MARCELO

A SÍNDROME DE ANANIAS E SAFIRA – ATOS 5
Não me lembro de já ter ouvido uma pregação sobre o episódio de Ananias e Safira.
Posso ter ouvido, mas não me lembro. É um texto pouco concorrido dentre os textos referentes à Igreja Primitiva. Isso porque é atordoante para nossa mente conceber essa trágica ocorrência em meio às páginas do NovoTestamento. Parece mais algum daqueles estranhos eventos típicos do Antigo Testamento, onde ocasionalmente alguém caía morto e estatelado no chão, por conta de algum juízo fulminante dos céus, como aconteceu com Uzá ao amparar a Arca (1); ou quando não, com grupos inteiros que amanheciam cadavéricos, como os primogênitos egípcios (2) e alguns exércitos inimigos de Israel. (3)
A única vez que ouvialguém se valer do texto que abre o capítulo 5 de Atos foi numa reunião de liderança da igreja onde congreguei, que estava preocupada com a “disseminação” do Espírito da Graça no meio do povo, gerando um “evangelho raso e descomprometido” – no entender deles. E para, então, exemplificar que a coisa no meio da comunidade não é tão “largada” assim, se disse: “Afinal, Ananias e Safira estão no NovoTestamento.” (?!).
Ou seja, a Graça não é tão Graça assim como se tem pensado, pois caso fosse, Ananias e sua esposa não teriam sido mortalmente castigados por Deus, bem em meio às páginas do Livro de Atos dos Apóstolos, mesmo depois da morte e ressurreição de Cristo, que tomou sobre si os nossos pecados; ou seja, bem dentro da própria “dispensação” da Graça – para quem acredita nisso.
Então, aorefletir sobre o texto, fiquei ainda mais convicto do seguinte: Fora do caminho da Graça em Cristo não há caminho a ser feito!
Fora do Caminho da Graça que nos expõem a verdade do ser, qualquer caminho leva à morte. Ou se É o que se É, ou não há o que ser, sem que isso que somos-sem-ser nos mate!
Vejo Deus sendo tão enfático com esse princípio do Evangelho em outro contexto, igualmente estranho,pregado pelo pastor Caio na catedral Presbiteriana do Rio: A figueira amaldiçoada morreu pelo mesmo motivo (4). Suas exuberantes folhagens indicavam a presença de fruto, mas quando Jesus se aproximou dela, viu que a árvore demonstrava possuir aquilo que, de fato, não tinha em si, numa estação da vida que todas as demais figueiras estavam nuas porque era outono.
Ver notas sobre #Mc 11.12-14,20-26.Senão folhas (19). O fruto da figueira aparece em fevereiro, antes das folhas que só nascem em abril ou maio. Era natural, então, esperar que a árvore desse fruto. Nunca mais nasça fruto de ti (19). O contexto indica que a figueira infrutífera foi escolhida pelo Senhor para ilustrar as dificuldades e obstáculos no caminho do evangelho ou da vida espiritual.
MAS, ENFIM, POR QUE ANANIAS E SAFIRAMORRERAM?
No caso de Ananias e Safira, não foi a avareza que os matou; não morreram porque retiveram parte do dinheiro.
Não foi o egoísmo que os matou; não morreram porque não eram generosos o suficiente. Logo, não foi o descumprimento de qualquer norma, Lei, lista ou regra que os matou!
Não. Morreram... porque mentiram!
Morreram porque pensaram que podiam se passar por aquilo que não eram.
Mentiramao apóstolo? Não. Não foi Pedro quem os matou. Não foi Pedro quem os julgou. Pedro não levantou a mão e nem se mexeu para cortar as orelhas de ninguém dessa vez!
Foi Deus Quem os julgou. Morreram porque mentiram para Deus. Logo, mentir para Deus é sempre mortal.
MAS, COMO SE MENTE PARA DEUS?
Mente-se para Deus quando se finge para os homens sobre o agir de Deus em nós!
Mente-se para Deusquando se procura enganar os outros acerca da estação ou do estágio da obra de Deus no coração.
A mentira denunciada aqui não é a mentira de ter ou não ter. De possuir ou não possuir. De fazer ou não fazer. É a mentira de SER!
É a necessidade doentia de se passar por algo que não se É, só para receber, por uma via clandestina a via do Espírito, os benefícios de SER e PERTENCER.

A SÍNDROME DE...
tracking img