Analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Código de Ética de Engenharia de Software


Esmeraldo Link
Sandra Gutz

Universidade Regional de Blumenau – FURB
Rua Antônio da Veiga, 140 – Caixa Postal 1507
CEP 89010-971 Blumenau – SC
link@inf.furb.rct-sc.br
sgutz.bnu@terra.com.br


RESUMO

Este artigo tem como objetivo, a partir de uma tradução completa dos itens que compõe o Código de Ética de Engenharia de Softwaredesenvolvido pela IEEE-CS/ACM, trazer para o público em geral, as empresas e os profissionais da área de engenharia de software brasileiros, a oportunidade de conhecer este instrumento de qualidade. É mencionada também a ética empresarial, com o intuito de efetuar uma relação entre a necessidade de se adotar princípios éticos nas empresas de um modo geral, e para as empresas de software, adotar um códigoespecífico, mas que esteja de acordo com a ética universal.

PALAVRA-CHAVE: Ética de Engenharia de Software

Introdução


Como as demais profissões reconhecidas, a Engenharia de Software também já possui a definição de um Código de Ética, resultante dos esforços de uma equipe de trabalho multinacional liderada pela IEEE/ACM.

Está-se buscando a identificação da Engenharia de Software, eeste código confere identidade à profissão. Não se pretende que os profissionais apenas o conheçam, mas sim que o utilizem no sentido de desenvolver a cultura da responsabilidade dos engenheiros de software em relação à sociedade. A sociedade, por sua vez, está empenhada em obter qualidade nos produtos e nos serviços, o que se cristaliza na adoção de leis como o código do consumidor, criando umacultura favorável a ética nos negócios.

E os produtos gerados pela ação humana, como podem ser avaliados sob o ponto de vista da ética? Como deve se nortear um profissional capaz, que deseja obter reconhecimento pelo produto do seu trabalho? Os preceitos éticos, quanto mais claros, mais facilitam a identificação de ética e antiética, da tomada de decisões sobre assuntos polêmicos entre colegas deprofissão, administradores e subordinados, empresa e clientes. As atitudes éticas resultam em benefícios, as atitudes antiéticas lesam a imagem do profissional ou da empresa em questão, sendo também cabíveis de processos legais e multas. A cultura ética impõe alto grau de responsabilidade, mas facilita a tomada de decisões, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais humana.

Sãoabordados neste artigo os conceitos de Ética e a importância da adoção de princípios éticos nas empresas, não como instrumento de coerção, mas sim para servir de guia e motivar as pessoas que dela participam a ter um comportamento moral. Demonstram-se ainda exemplos de benefícios para a empresa no sentido de sua associação com uma marca de sucesso baseada em ética e qualidade. Foi incluída atradução do código de ética de Engenharia de Software na íntegra, em suas duas modalidades, o código resumido, e no Anexo I o código completo com todas as suas cláusulas.

O objetivo do artigo é divulgar o Código de Ética de Engenharia de Software, bem como motivar uma atitude a favor e de profissionais da área de desenvolvimento de software a adotarem seus princípios éticos.

A Ética EmpresarialOs conceitos éticos vêm sendo extraídos da experiência e do conhecimento da humanidade. A partir da análise sobre algum mal causado a humanidade, a um grupo de pessoas ou a um indivíduo, pode-se evoluir para conceitos morais que evitem prejuízos. Como consta de [MEI98], a ética como ciência, estuda as avaliações das condutas do ser humano. Vejamos as três disciplinas filosóficas mais conhecidas:a Lógica, a Estética e a Ética. Pensamos como [MEI98], que a Lógica e a Estética vem imperando até hoje, com uma evolução significativa da ciência e da valorização da beleza, mas a Ética está ganhando importância, resultado da maior conscientização da sociedade na obtenção de produtos e serviços de qualidade, e na preservação do meio ambiente.

Um exemplo desta preocupação no Brasil, são as...
tracking img