Analise e desenvolvimento de sistemas 2 semestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PROCESSO DE INSPEÇÃO DO SOFTWARE 4 4
2.1.1 VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO DO SOFTWARE 4
2.1.1.1 TESTABILIDADE DO SOFTWARE 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento depesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO
O Cliente “Nossa Locadora de Livros”, no qual o Sr. João Carlos,contratou a empresa “Alunos da Unopar” para informatizar suas rotinasempresariais,envolvendo:Locação,Estoque,Classificação,Compras e ControleFinanceiro.

OBJETIVO
Tornar todas as operações da empresa, que atualmente são feitasdemodo não produtivo (Em programas separados) para um modelo ágil e de fáciladministração, melhorando assim o atendimento ao cliente e a organização
2 DESENVOLVIMENTO
Demonstraremos a seguir alguns processos de desenvolvimento desoftware.
2.1 PROCESSO DE INSPEÇÃO DO SOFTWARE
Inspeção de software é um tipo particular de revisão que pode ser aplicado a todos os artefatos de software e possui umprocesso de detecção de defeitos rigoroso e bem definido.
De forma resumida, o processo tradicional de inspeção envolve o planejamento da inspeção, indivíduos revisando um determinado artefato, um encontro em equipe para discutir e registrar os defeitos, a passagem dos defeitos para o autor do artefato para que possam ser corrigidos e uma avaliação final sobre a necessidade de uma novainspeção.
2.1.1 VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO DO SOFTWARE
Em uma definição formal, Pressman (2006) afirma que “Verificação se refere aum conjunto de atividades que garantem que o software implementacorretamente uma função específica e a Validação se refere a um conjunto deatividades diferentes que garante que o software construído corresponde aosrequisitos do cliente”. Segundo o mesmo autor, adefinição de V&V englobamuitas das atividades que são abrangidas pela Garantia da Qualidade deSoftware (SQA), como por exemplo: revisões técnicas formais, auditoria dequalidade e configuração, monitoramento de desempenho, estudo deviabilidade, revisão da documentação, entre outras.
2.1.2 TESTABILIDADE DO SOFTWARE
A testabilidade de software é a facilidade com que o programa pode ser testado. Existemmétricas que podem medir a testabilidade do software.
Quando o software para computador é considerado,teste caixa-preta refere-se a testes que são conduzidos na interface do software.
Um teste de caixa branca é baseado num exame rigoroso do detalhe procedimental.
Caminhos lógicos internos do software são testados, definindo casos de testes que exercitam conjuntos específicos de condições ouciclos.Teste de caixa-branca completa é impossível para grandes sistemas de software. Um teste caixa-branca não deve, no entanto, ser descartado como não prático. Um número limitado de caminhos lógicos importantes pode ser selecionado e exercitado.
Há três motivos importantes pelos quais se deve usar testes caixa-branca:
• Os erros tendem a ocorrer em condições ou controle que estão fora da funçãoprincipal.
• Freqüentemente acreditamos que um caminho lógico não é provácel de ser executado quando, na realidade, ele pode ser executado em base regular.
• é provável que um erro tipográfico exista tanto num caminho lógico obscuro quanto num caminho principal.

2.1.2.3 O PROCESSO DE INSPEÇÃO DE SOFTWARE:
A Inspeção de Software é um tipo particular de revisão que pode ser aplicadoa todos osartefatos de software e possui um processo de detecção de defeitosrigoroso e bem definido. FAGAN (1976) desenvolveu o processo tradicional deinspeção de software, uma forma detalhada de se realizar uma revisão. Nesteprocesso, existem seis atividades principais:a)
Planejamento
Um usuário, desempenhando o papel de moderador dainspeção, define o contexto da inspeção (descrição da inspeção,...
tracking img