Analise textual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A música de Geraldo Vandré traz uma temática relativa ao momento histórico político social da década de 60, momento em que o Brasil , após um golpe de estado, vivi a em plena ditadura militar .
Emseus versos, Vandré cita a luta armada e a imobilidade das pessoas que defendiam a diplomacia, critica os movimentos que pregavam ‚paz e amor‛, mostrando que de nada adiantava ‚falar de flores‛ àquelesque atacam com armas. Por esse motivo, a canção foi proibida e Geraldo Vandré o texto é lugar de interação de sujeitos sociais, os quais, dialogicamente, nele se constituem e são constituídos. Amúsica de Vandré é um texto que busca interagir com a sociedade, com a intenção de despertar as pessoas que assim como ele estão vivendo sob o jugo da ditadura, entretanto, esse texto não interage somentecom a sociedade de 1968, é um texto de sentido atual que fala da luta social e da busca por mudanças tanto políticas quanto educacionais e sociais.
A música, além de ser um protesto, é uma chamada àmilitância pela libertação da ditadura. E todas as camadas sociais sentiram-se inseridas nesse convite. Nos dois primeiros versos, o autor diz: ‚Caminhando e cantando e seguindo a canção/ Somos todosiguais braços dados ou não‛. Esta frase também nos mostra que, independente de crenças e ideias, as pessoas são iguais, estando elas do mesmo lado ou não. Em outro parágrafo, ele diz: ‚Nas escolas,nas ruas, campos, construções‛, o que significa que as manifestações eram compostas de pessoas de diversos ambientes, mas que possuíam o desejo de mudanças em comum: agricultores, jornalistas,intelectuais, padres e bispos. A maneira encontrada para protestarem pelos seus direitos era juntar aqueles que também possuíam ideias de mudança e desejo por um país melhor.
A intertextualidade ocorrequando, em um texto, está inserido outro texto (intertexto) anteriormente produzido, que faz parte da memória social de uma coletividade. Segundo Val (1991), o intertexto é o que faz um texto dependente...
tracking img