Analise swot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise de Swot
Por: Gabriela Cabral da Silva Dantas
A análise de Swot é uma ferramenta largamente utilizada para avaliar empresas, projetos, produtos, equipes, concorrentes e outros. Emorganizações privadas utiliza-se bastante esse tipo de análise, pois permite avaliar com precisão as forças e fraquezas e ainda as oportunidades e ameaças. Deve ser aplicada por uma equipe de pessoas capacitadas,que sejam analíticas e específicas em suas previsões, que avaliem de maneira sistêmica e abrangente os fatores externos à organização e que revelem de modo verdadeiro todos os pontos fracos daempresa, de maneira que possam ser conhecidos e trabalhados por toda a equipe. 

Considera-se cenário interno, as forças e as fraquezas de uma empresa, pois podem ser direcionadas e modificadas de acordocom a necessidade prevista pela própria empresa, ou melhor, é diretamente controlado internamente, pois são determinados de acordo com os planos de ação e execução da empresa. Em contrapartida,consideram-se cenário externo as oportunidades e ameaças, pois estes não são controlados e nem previstos com exatidão pelas organizações. As oportunidades e ameaças surgem como um feedback do própriomercado. Apesar de não serem controlados pela empresa, os cenários externos devem ser fortemente conhecidos para que sejam esperados pelas empresas, para que não sejam pegas “de surpresa”. É importanteconhecer detalhadamente cada parte do cenário interno e externo. Para isso: 

Cenário interno: 

Forças: São atividades, produtos ou serviços que são destaques na empresa. É o “carro-chefe” daorganização, o que a faz conhecida e reconhecida. São considerados forças: controle de qualidade, padronização de recursos, equipamentos de última geração, funcionários qualificados, demanda de produtos ouserviços, flexibilidade em negociações, líderes compromissados, etc. 

Fraquezas: Oposto das forças, tudo o que a empresa “deixa a desejar” e que deve ser melhorado. Podem ser: Custo final...
tracking img