Analise swot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO INTEGRADO: SIMULADOR FOLHAINVEST

Alcione Meireles CA: 21344391 Camila Carvalho CA: 21337072
Giovana Souza CA: 21361684
Taiane Guaraldo CA: 21383588
Vanessa Araújo CA: 21345184Resumo
Todos os dias muito se fala sobre as quedas e altas nas Bolsas de Valores de todo o mundo e ficamos sem saber o que significa todos aqueles índices. O objetivo deste trabalho é buscar conhecimento sobre o mercado acionário através de orientações fornecidas em sala de aula e trazê-la para nosso cotidiano através de um simulador fictíciodo Folhainvest, que retrata exatamente o que ocorre na realidade.

Palavras-Chaves: Ações, Investimento, Bovespa, Folhainvest.

Turma: Administração 5º B

SÃO PAULO
Maio/2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

A principal característica de um investidor é como ele consegue traçar sua estratégia de investimento. E baseando-se nesta estratégia, uma das regras a ser seguida é a diversificação.Diversificar é essencial de forma que o investidor deve esquematizar uma carteira com papéis que proporcione baixa relação entre si, o que no final acaba diminuindo o risco.
Investir em um grande número de papéis não significa diversificação concreta. Uma carteira composta sobre três ativos de diferentes segmentos pode ser mais eficaz sobre o ponto de vista da diversificação do que uma carteiracomposta por dez ações de um mesmo segmento.
Utilizando o portal do site Folhainvest, iremos simular a operação da Bolsa de Valores e apresentar um parecer econômico das empresas analisadas, levando em consideração o seu mercado de atuação e as variáveis que as mesmas apresentarão.
A partir disso, efetuaremos diversas operações no período de três meses com o objetivo de maximizar o retorno para oinvestidor e diminuir o seu risco.
Pode-se afirmar que, o Mercado Financeiro, a Bolsa de Valores, e a instabilidade de ambos, se tornam um fator muito importante para cada avaliação, onde seus reflexos são diretamente absorvidos pelas empresas.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. FOLHAINVEST
Trata-se de um simulador que oferece aos usuários a chance de conhecer o mercado de ações na prática.Um dos seus principais objetivos é mostrar aos usuários de uma maneira geral o fluxo de funcionamento do mercado de ações, permitindo que estes possam realizar aplicações virtuais (compra e venda) na bolsa.
2.2. SIMULADOR
O simulador possibilita aos iniciantes realizar diversas operações, aplicando os conceitos básicos do mercado e mostrando o funcionamento da Bolsa de Valores, Mercadorias eFuturos.
Cada usuário recebe um valor fictício de R$200.000,00 e mais 15 lotes das ações mais rentáveis que possuem as mesmas características de quantidade e valor pré-fixadas pela BM&FBOVESPA.
2.3. BOVESPA
A Bolsa de Valores é um centro onde são negociados os valores mobiliários, que se utiliza de sistemas eletrônicos de negociação para realizar compras e vendas desses valores.
Aqui noBrasil a bolsa é organizada sob a forma de sociedade por ações S/A, reguladas e fiscalizadas pela CMV (Comissão de Valores Mobiliários).
2.4. AÇÕES
Podemos definir ações como títulos nominativos negociáveis que representam para quem possui uma fração do capital social de uma empresa.
Uma empresa é composta por dois tipos de ações: Ordinárias (ON) e Preferenciais (PN).
As ações Ordinárias concedemo direito de voto nas assembleias da empresa.
As ações Preferenciais oferecem preferência no recebimento de resultados ou no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia.

3. ANÁLISE DE MERCADO DE INVESTIMENTO

Com a situação econômica e financeira mundial mantendo uma oscilação, diversos países na Europa registram cada vez mais dificuldades com os pagamentos de suas dívidas...
tracking img