Analise riscos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TÉCNICO SUPERIOR DE SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO

REPARAÇÃO DE JANTES
Avaliação de Riscos

TRABALHO -REPARAÇÃO DE JANTES

Objectivos:
A presente avaliação de riscos visa detectar possíveis condições perigosas e factores de risco na actividade de reparação de jantes, com o objectivo de: - Eliminar ou reduzir o risco através de medidas de prevenção na origem, organizativas, de protecçãocolectiva, de protecção individual ou de formação e informação dos trabalhadores.

Metodologia
A avaliação de riscos envolve cada uma das tarefas afectas à reparação de jantes, nomeadamente recepção das jantes, desempenamento, soldadura, decapagem física, decapagem química, revestimento e embalamento e por fim embalamento e expedição. Para efectuar a avaliação de riscos realizou-se e umarecolha de informação sobre as características e complexidade da actividade de reparação e sobre as matérias-primas e os equipamentos necessários em cada tarefa. Apresenta-se de seguida o diagrama processual e uma breve descrição das operações efectuadas.

Diagrama 1

RECEPÇÃO DE JANTES

DESEMPENAMENTO (MÁQUINA HIDRAÚLICA)

SOLDADURA ( MÁQUINA DE SOLDAR)

DECAPAGEM FÍSICA (GRANALHADORA)DECAPAGEM QUÍMICA (TINAS DE BANHO)

REVESTIMENTO (LINHA DE PINTURA)

EMBALAGEM E EXPEDIÇÃO

MÓDULO DE AVALIAÇÃO DE RISCOS

Julho 2011 2

TRABALHO -REPARAÇÃO DE JANTES Recepção da matéria-prima: Após a recepção e referenciação das jantes danificadas estas seguem para o desempenamento.

Figura 1 - Recepção das jantes danificadas

Desempenamento: as superfícies serão trabalhadas, namáquina de desempeno hidráulica, até que a jante fique regular.

Figura 2 - Desempenamento das jantes

Soldadura: Nas jantes em que se verificar a falta de fragmentos serão efectuadas reparações po processos por de soldadura.

Figura 3 - Mesa de soldar

MÓDULO DE AVALIAÇÃO DE RISCOS

Julho 2011 3

TRABALHO -REPARAÇÃO DE JANTES Assim que a jante recupera a sua estrutura segue se apreparação e tratamento de superfícies: decapagem segue-se física e química.

serve Decapagem Física: A decapagem física é realizada na granalhadora e serve para remover as tintas.

Figura 4 - Decapagem física

Decapagem Química: Posteriormente ocorrerá a decapagem química (desengorduramento) na tina de limpeza por Ultrasons. O desengorduramento é um processo de preparação das superfícies que visa reremover camadas de sujidade de modo a melhorar o contacto entre a superfície da peça e o seu posterior revestimento.

Figura 5 - Decapagem químic química

Revestimento: Para o acabamento existem várias confecções possíveis, dependendo do acabamento final pretendido para as jantes. O revestimento das jantes com tinta/ verniz será efectuado na linha de pintura. O tendido processo de pinturaelectrostática das peças será realizado na cabina de pintura que posteriormente são levadas por um transportador aéreo contínuo a uma estufa, com temperatura adequada e durante um intervalo de tempo adequado, para uma perfeita polimerização. A cabina de pintura será dotada de um sistema de limpeza automática e de cartuchos filtrantes, que farão o resgate das partículas em suspensão. filtrantes, Após orevestimento por verniz segue se novamente a secagem das peças na estufa. segue-se

MÓDULO DE AVALIAÇÃO DE RISCOS

Julho 2011 4

TRABALHO -REPARAÇÃO DE JANTES

Figura 6 - Revestimento , linha de pintura

Figura 7 - Secagem na estufa

Embalamento e expedição: Por fim as jantes são embaladas e enviadas para os respectivo destinos. respectivos

Figura 8 e 9 - Preparação para oembalamento e expedição mbalamento

MÓDULO DE AVALIAÇÃO DE RISCOS

Julho 2011 5

TRABALHO -REPARAÇÃO DE JANTES

Método Simplificado de Avaliação de Riscos

O método a ser utilizado como ferramenta de trabalho na avaliação de riscos é o denominado por “Método Simplificado de Avaliação de Riscos”. Em seguida passa-se à descrição das diferentes variáveis utilizadas na aplicação do método e...
tracking img