Analise qualitatativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE QUALITATIVA DE RISCOS











N:50

Análise Qualitativa de Riscos – AQR

















Junho-2012
Rio De Janeiro - RJ




Análise qualitativa de riscos

É o processo de avaliação do impacto e probabilidade de riscos identificados. Este processo prioriza riscos de acordo com os seus efeitos potenciais nos objetivos do projeto. Análisequalitativa de risco é um modo de determinar a importância de se endereçar riscos específicos e guiar respostas de risco. O questão crítica do tempo e as ações relacionadas ao risco podem ampliar a importância de um risco. Uma avaliação da qualidade da informação disponível também ajuda a modificar a avaliação do risco. Análise qualitativa de risco requer que a probabilidade e conseqüências dos riscos sejamavaliadas usando métodos e ferramentas de análise qualitativa estabelecidos. Tendências nos resultados quando a análise qualitativa é repetida pode indicar a necessidade de mais ou menos ação da gerência de risco. O uso dessas ferramentas ajuda a corrigir influências que estão freqüentemente presentes em um plano de projeto. Análise qualitativa de risco deve ser re-visitada durante o ciclo devida do projeto para que fique atualizado às mudanças dos riscos do projeto. Este processo pode levar a análise quantitativa de risco mais adiante ou diretamente ao planejamento de resposta de risco..
11.3.1 Entradas para a Análise Qualitativa do Risco
.1 Plano de gerência de risco. .
.2 Riscos Identificados. Riscos descobertos durante o processo da identificação de risco são avaliados junto comseus impactos potenciais no projeto.
.3 Status do projeto. A incerteza de um risco muitas vezes depende no progresso do risco durante o seu ciclo de vida. Inicialmente em um projeto, muitos riscos não aparecem, o design para o projeto é imaturo, e mudanças podem ocorrer, tornando mais provável o fato de que mais riscos serão descobertos.
.4 Tipo de projeto. . Projetos de um tipo comum ourecorrente tendem a possuir uma melhor probabilidade de entendimento da ocorrência de eventos de riscos e suas conseqüências. Projetos usando tecnologias únicas ou super atuais - ou projetos extremamente complexos - tendem a ter mais incertezas.
.5 Precisão dos dados. A precisão descreve a extensão a qual um risco é conhecido e entendido. Ela mede a extensão dos dados disponíveis, assim como a confiançados dados. A fonte dos dados, que foram usados para identificar o risco, deve ser avaliada.
.6 Escalas de probabilidade e impacto. Estas escalas, como descritas na Seção 11.3.2.2, são usadas para avaliar as duas dimensões-chave do risco, descrito na Seção 11.3.2.1.
.7 Hipóteses. Hipóteses identificadas durante o processo de identificação de risco são avaliadas como riscos potenciais
11.3.2Técnicas e Ferramentas para a Análise Qualitativa do Risco
.1 Probabilidade de risco e impacto. Probabilidade de risco e conseqüências do risco podem ser descritas em termos qualitativos tais como muito alta, alta, moderada, baixa e muito baixa.
  Probabilidade de risco é chance de que um risco irá ocorrer.
  Conseqüências do risco é o efeito nos objetivos do projeto se o evento de risco ocorrer.  Essas duas dimensões do risco são aplicadas a eventos de riscos específicos, e não ao projeto como um todo. Análise de riscos, usando probabilidade e conseqüências, ajuda a identificar aqueles riscos que devem ser lidados de forma mais agressiva.
.2 Matriz de classificação da probabilidade/impacto de risco. Uma matriz pode ser construída de forma a associar classificações de risco (muito alta,alta, moderada, baixa e muito baixa) aos riscos ou condições baseadas na combinação de escalas de probabilidades e impactos. Riscos com alta probabilidade e alto impacto são fortes pretendentes a análises futuras, incluindo quantificação, e gerência de risco agressiva. A classificação de risco é conquistada usando uma matriz e escala de risco para cada risco.
  Uma escala de probabilidade de...
tracking img