Analise macroeconomica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

| Atividade de avaliação a distância (AD) |

Disciplina:
Curso:
Professor: Silvia
Nome do aluno:
Data:

-------------------------------------------------
Orientações:
* -------------------------------------------------
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
*-------------------------------------------------
Entregue a atividade no prazo estipulado.
* -------------------------------------------------
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
* -------------------------------------------------
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Por meio dos estudos efetuados em nossa disciplina, conhecemos a contabilidade social, suaimportância e objetividade para o entendimento da situação econômica de um país. 

Neste contexto, considere a seguinte definição de Contabilidade Social: 

“É uma técnica, similar às dos sistemas de contabilidade convencional, com o propósito de apresentar informações sintetizadas, cifradas em unidades monetárias, a respeito dos vários tipos de transações econômicas ocorridas em um determinado períodode tempo, entre os diversos agentes produtivos participantes do sistema econômico de um país.” (Rosseti, 1997. Pág. 43)

Utilizando-se da definição apresentada, justifique, fundamentando sua resposta, por que as seguintes expressões são utilizadas para a apresentação desta definição: (2,5 pontos)

a) É uma técnica, não uma ciência;
É uma técnica por fornecer os meios para a análise do conjuntoda economia de uma sociedade, nos mostrando o desempenho global de uma economia. É o registro contábil da atividade produtiva de um país ao longo de um determinado período.

b) É similar, não diretamente derivadas da contabilidade convencional e seus sistemas;
Há 2 sistemas de contabilidade social adotados, o sistema de contas nacionais (método das partidas dobradas) e matriz de relaçõesinter-setoriais.

c) É uma síntese de informações, não detalhadas e não são apresentadas de forma pormenorizadas;
Apenas transações com bens e serviços devem ser considerados, não sendo computados bens e serviços intermediários. Apenas a produção corrente do próprio período é medida.

d) Seus dados são apresentados em unidades monetárias e não outras unidades de medidas;
Os bens e serviços têmunidades de medida diferentes, desse modo, a maneira encontrada para poder somar, ou agregar, a totalidade de bens e de serviços produzidos é medi-los pelo seu preço.

e) Transações econômicas e não situações econômicas.
Apresenta o nível das transações efetuadas dentro da economia do pais, não revelando a situaçãoo econômica dos agentes do sistema econômico.

2. A partir de seus estudos sobreMacroeconomia, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas. Justifique as alternativas escolhidas como falsas. (2,5 pontos – 0,50 PONTOS CADA ITEM)

a)( F ) A macroeconomia é a parte da economia que estuda o conjunto das decisões dos agentes econômicos de forma individual. É a parte da ciência econômica que focaliza o estudo do comportamento do sistema econômicodividido por setores. 
A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados macroeconômicos, tais como : renda, produto nacional, nível de preços, e emprego.

b)( V ) Do ponto vista econômico, a formação de estoques na economia significa investimento, o que nos leva à igualdade fundamental da macroeconomia, de que Poupança (S) é igual aInvestimento (I)

c)( F ) O nível de emprego e estabilidade de preço não são questões conjunturais, não têm dependência entre si, o sucesso de uma não depende do sucesso de outra, o que deve ocorrer em longo prazo. A distribuição de renda de forma equitativa e que apresente real aumento da renda da população, está interligada ao crescimento econômico do país, ou seja, somente ocorrerá aumento de...
tracking img