Analise livro "a meta - um processo de aprimoramento contínuo"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A Teoria das Restrições Eliyahu M. Goldratt e Jeff Cox foi introduzida em 1984 no livro "A Meta", onde expuseram uma teoria de gerenciamento sob o disfarce de uma novela a respeito de um gerente de fábrica. Esta fábrica estava com grandes problemas e em perigo iminente de ser fechada pela direção. A fábrica foi salva por deixar de lado práticas gerenciais tradicionais apreciadas,que estavam criando terríveis dificuldades.
O sistema tradicional de contabilidade de custos e relatórios de variação da empresa foi responsável por muitos dos problemas que a fábrica estava sofrendo. Em vez de concentrar os esforços sobre atividades que iriam aumentar os lucros, o sistema tradicional de contabilidade enfoca principalmente em esforços contraproducentes para reduzir os custosunitários de produção. Se melhoramentos reais tivessem sido feitos nas operações, o sistema de contabilidade gerencial quase invariavelmente teria enviado sinais inadequados na forma de variações de custo desfavoráveis.
O Livro A META de Eliyahu Goldratt, explica através da ciência e da educação, a melhor forma de gerar “lucro” a uma empresa, mostrando que podemos com poucas hipóteses esclarecer umagrande quantidade de fenômenos industriais.

A partir do desenvolvimento de seus conceitos, muitas empresas estão obtendo sucesso utilizando novas formas administrativas contidas no Gerenciamento das Restrições. Autor também dos livros “A Corrida” “A Síndrome do Palheiro”; “Mais que sorte”.

Publicado sob o título original “The Goal: a process of ongoing improvement”, e traduzido para portuguêscomo “A Meta – um processo de melhoria contínua”, o livro revela Eliyahu Goldratt, um físico convertido em “Guru da Indústria” O livro marca também o surgimento de um gênero literário novo – o Romance de Gestão, traz muitos ensinamentos sobre os processos de negócio que levam as empresas à falência, e sobre o método e modo de pensar que pode levá-las ao sucesso.

È um livro de leitura “fácil”,mostrando as atribulações de um Gerente de Fábrica com três meses para tornar lucrativa ou fechar as suas portas e irem todos para o desemprego, inclusive ele. Muitas empresas poderão aprender e se beneficiarem se tratarem seus problemas com à luz dos ensinamentos proporcionados por este livro.

Utilizando conceitos socráticos e pensamento dedutivo, Eli Goldratt questiona as bases fundamentais dopensamento de gestão e questiona não as práticas de gestão, mas sim as teorias que a formam.

A Meta fornece a imagem do funcionamento de uma fábrica através do olhar do seu Diretor. Um ponto de vista que pode ser extremamente útil para diretores assim como para empregados do “shop-floor”. Goldratt desafia os empregados a deixarem de fazer coisas “porque sempre assim foram feitas” e os diretoresa mudarem políticas e procedimentos que não gerem pensamentos renovadores e inovadores. Ao apontar as falhas do atual sistema e a lógica fundamental que o pode melhorar, Goldratt mostra que o “senso comum”, não é assim tão comum.

Mostrando o que é necessário a coragem de encarar inconsistências e evitar fugir delas só porque "É desta maneira que sempre fizemos", provando que é possívelanalisar o processo e implementar melhorias para torná-lo mais eficiente.

Resumo

Utilizando ciência e educação o autor descreve os problemas vividos por Alex Rogo, gerente de uma fábrica, onde com a ajuda de um amigo(Jonah) e supervisores da fábrica, conseguem em 3 meses reverter o quadro negativo que estava a fábrica, por ele assumida recentemente e ser promovido como vice diretor da divisão.Certa manhã, quando Alex chegou a sua fábrica, encontrou a Mercedes de Bill Peach, vice Presidente da divisão estacionada em sua vaga, pensou o que será que esta acontecendo. Quando chegou ao setor de produção, Bill já havia discutido com o operador de uma máquina e este devido a seu estado nervoso, esqueceu de apertar um parafuso e quando a maquina entrou em operação, veio a quebrar parando o...
tracking img