Analise forense

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciência Forense: manchas de sangue

Introdução
Crimes bárbaros infelizmente acontecem todos os dias. Muitos se impressionam, tanto no cinema como na vida real, quando vêem o sangue da vítima. Há quem até desmaie. Cenas de crimes realizados com faca, arma de fogo e outras são muito traumatizantes. Mas o perito, por mais estranho que possa parecer, está acostumado com isto, e um de seusobjetivos na análise da cena do crime é achar evidência de sangue. As técnicas de investigação com recursos científicos remontam ao século I, quando o romano Quintiliano descobriu que um homem assassinou a própria mãe depois de analisar vestígios de sangue nas mãos do culpado. De lá para cá os avanços no conhecimento científico deram suporte às investigações das mais diversas evidências.

Para fins deilustração, na imagem acima, à esquerda, temos uma cena não muito agradável, confesso, mas, infelizmente, retrata a realidade do mundo em que vivemos. A imagem mostra dois corpos e diversos cartuchos de arma de fogo deflagrados, além de manchas de sangue na parede. Já à direita temos o diagrama de um perito que tem por objetivo destacar e relacionar as evidências da cena do crime, a fim de entendercomo tudo aconteceu. Existem situações em que a mancha de sangue é evidente. Localiza-se, por exemplo, próximo ao corpo alvejado por um disparo de arma de fogo. Contudo, há casos em que a mancha não é explicita. Existe a possibilidade, também, de que o criminoso limpe a cena do crime. Como detectar rastros de sangue, se estes não são visíveis a olho nu? Este segundo artigo da série sobre CiênciaForense irá versar sobre algumas técnicas de identificação de sangue, bem como a ciência envolvida nos procedimentos. A técnica com luminol terá destaque, sendo explorada em um capítulo à parte que irá tratar sobre a análise de um fenômeno muito bonito da química: a quimiluminescência. Boa leitura!
CHEMELLO, E. Química Virtual, janeiro (2007) Página 1

Ciência Forense: manchas de sangue

Osangue
Sendo responsável por cerca de 8 % em média da massa corporal humana, o sangue pode ser descrito como uma mistura de vários componentes, dentre eles destacam-se as células, proteínas, substâncias inorgânicas (sais) e água. Cerca de 55 % (em volume) do sangue é o que denominamos de plasma – constituído principalmente por água e sais dissolvidos. A maioria do material sólido são células, comoos glóbulos vermelhos (eritrócitos) e os brancos (leucócitos) com funções específicas em nosso organismo. O sangue tem inúmeras funções. Dentre tantas, podemos destacar o transporte dos gases oxigênio e dióxido de carbono pelo nosso corpo. Ele media a troca de substâncias entre órgãos e transporta os produtos metabólicos. O sangue também distribui hormônios ao longo do organismo. A homeóstasetambém é função do sangue. A manutenção da temperatura corporal é realizada com sua ajuda, pois o calor é ‘transportado’ pelo sangue. Além disto, o balanço ácido-base é regulado por ele em combinação com os pulmões, fígado e rins. Há também a defesa contra agentes patogênicos e autoproteção, fenômeno conhecido como coagulação e que evita a perda excessiva do fluido vital. Como o sangue permeia todonosso corpo, quando ocorrem avarias, por menor que sejam, ele tende a sair. A forma como este sai depende de como a lesão foi produzida. Na Figura 1 temos alguns exemplos de tipos de manchas de sangue. Cada uma está associada, a priori, com um tipo de ferimento. Há também casos em que o sangue não é visível, seja pelas condições do ambiente ou pela tentativa de encobrir as evidências.

Figura 1 -Tipos de manchas de sangue. Gotejada (esquerda), Transferida (centro) e Projetada (direita).

O estudo das manchas de sangue para fins forenses faz parte da Serologia. Este é o termo usado para descrever a prática de uma gama de testes de laboratórios que usam reações de soro de sangue e demais fluidos corporais. Tipo sanguíneo, caracterização de manchas como sendo de sangue, teste de...
tracking img