Analise FOFA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise FOFA
Fortalezas: Agrobiodiversidade, conhecimento, vontade de mudança, Disponibilidade de água, baixo custo de produção.
Fraquezas: Pouca força de trabalho, dependência de insumos, erosão, falta de barreiras, falta de diversidade na cobertura verde.
Oportunidades: Programas institucionais, existência de um mercado local, fácil acesso a propriedade, relação com a UFFS, capacitação emcursos agroecológicos.
Ameaças: Contaminação por agrotóxicos, dependência do mercado institucional, falta de mão de obra na região,

Trabalho ano passado
Considerações inicias da metodologia.
A metodologia empregada para a análise da propriedade se baseia no sistema rápido de avaliação da sanidade de cultivos e na qualidade do solo, baseada em Altiere e Nicholls (2002) e Nicholls et al.(2004) tendo enfoque na agrobiodiversidade e no manejo agroecológico.
Essa metodologia têm como ponto chave as compreensões que existem em diversos âmbitos do ecossistema, levando em consideração aspectos do solo, ecossistema, diversidades animal e vegetal, manejo do sistema, recursos hídricos e aspectos econômicos. O destaque desse método está nos indicativos de fácil compreensão tanto pelosprodutores quanto pelo responsável pela análise, é um método prático para tomadas de decisões, é um método “sensível” o bastante para refletir mudanças no ambiente e aponta a estreita inter-relação homem e ecossistema. Deve-se lembrar que esses fatores não são estáticos e podem ser moldados de acordo com o ecossistema e a opinião do proprietário do terreno.

Apresentação da propriedade.
No dia 1de março foi realizado uma visita na propriedade do Sro Vilmar e Sra Marilda do assentamento 8 de junho, com objetivo em analisar a mesma. Nesta propriedade percebe-se à mata nativa em sua volta alem de cultivos orgânicos e convencionais, sendo que os cultivos orgânicos esta mais voltada na produção de hortaliças e batatas doce para ser comercializado, sendo que na parte convencional sãoproduzidos soja.
Nesta propriedade não é realizada criação de bovinos, somente uma pequena criação de galinha voltada para consumo da família, também se cultiva verduras e hortaliças com um enfoque agroecologico, um exemplo é o repolho cultivado sem uso de agrotóxicos e m um sistema de plantio direto em um local onde antes havia milho consorciado com melancia e abóbora, assim o milho fornece sombra paramelancia e para as aboboras. A produção da propriedade além de hortaliças, batatas e soja também se tem cultivo de pínus isso devido o local ser impróprio para cultivo de outras plantas devido o relevo ser mais acidentado e o solo ser mais “pedregulhoso”.
Na produção de hortaliças a proprietária abordou que uns dos principais danos e perdas esta ocorrendo pelo ataque de microrganismosfitopatogênicos, mas devido a isso estão sendo dotadas medidas para controle (trocar o local de cultivos).

Aspectos Ambientais.
Em relação aos aspectos ambientais a metodologia se baseia em aspectos do solo, recursos hídricos e informações climáticas da região.
Localização e características climáticas
Foram levantadas informações referentes à localização geográfica do assentamento 8 de Junho.Estando esse concentrado em uma região de baixo índice de desenvolvimento humano, região essa, conhecida como Cantuquiriguaçu (mapa 1), a qual reúne uma associação de 21 municípios, dentre eles, Laranjeiras do Sul, município sede do assentamento.

A vegetação dessa região é caracterizada pela presença de matas de araucária, devido principalmente ao clima predominante, que se caracteriza comosubtropical úmido (mesotérmico) do tipo Cfa segundo a classificação de Koppen, com altitude de aproximadamente 840 metros. Essa região se caracteriza por possuir invernos frios e verões quentes, podendo ocorrer geadas severas na época mais fria, dificultando assim a adaptação de culturas de menor amplitude térmica.
A temperatura nessa região varia de superior a 22ºC nos períodos mais quentes e...
tracking img