Analise fisio-quimico da agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO
FERRO
Do Latim Ferrum, que significa Ferro. Foi descoberto em tempos pré-históricos provavelmente de origem meteorítica. Depois começou a ser obtido pela redução de seus minérios (óxidos) com carvão, processo que é utilizado até hoje. É o mais utilizado dos metais e o quarto em abundância na crosta terrestre. É um metal cinzento, muito reativo com ácidos e se oxida facilmente aoar em presença de umidade e elevada temperatura. Possui a propriedade magnética conhecida como ferromagnetismo, juntamente com o níquel e cobalto. Perde esta propriedade ao ser aquecido. Apresenta quatro formas alotrópicas, sendo a forma alfa que possui magnetismo.
É encontrado na natureza fazendo parte da composição de diversos minerais, entre eles muitos óxidos, como o FeO (óxido de ferro II,ou óxido ferroso) ou como Fe2O3 (óxido de ferro III, ou óxido férrico). Os números que acompanham o íon ferro diz respeito aos estados de oxidação apresentados pelo ferro, que são +2 e +3, e é raramente encontrado livre. Para obter-se ferro no estado elementar, os óxidos são reduzidos com carbono, e imediatamente são submetidos a um processo de refinação para retirar as impurezas presentes.
Osíons ferro e a vida
Muitos seres vivos apresentam uma grande dependência por íon Fe2+, uma vez que o centro de grupos heme, presentes na metaloproteína hemoglobina (o tipo mais comum é a homoglobina A) são constituídos por esse íon. A hemoglobina é a responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões aos tecidos celulares, onde ocorre a queima da glicose (para a queima desta é necessária a presençade oxigênio molecular, O2). Esse transporte ocorre graças ao íon Fe2+ da hemoglobina, que se combina com O2, em atmosfera rica nesse gás, possibilitando o seu transporte até as células, que é um ambiente rico em CO2, onde ocorre a troca do O2 por CO2. A partir desse ponto, a hemoglobina passa a transportar CO2 até os pulmões, onde encontra novamente uma região rica em O2, liberando assim o CO2.BIODIESEL DE MAMONA
A mamoneira é uma planta nativa de países de clima tropical e subtropical que fornece um fruto semelhante a um carrapato. Por analogia, os antigos romanos denominaram-no ricinus.
A ricinocultura constitui uma atividade econômica capaz de engajar-se em dois programas atuais do Governo Federal: o Fome Zero e o de Biodiesel.
A importância da ricinocultura para o ProgramaFome Zero deriva-se do próprio sistema de produção da mamona que, praticado por pequenos produtores, é intensivo em mão-de-obra (gera empregos) e pode ser feito em consórcio e/ou rotação com outras culturas, aumentando não só a renda do agricultor por hectare, como também o volume de alimentos por área. Além de a mamona ser rústica, utilizar pouco agrotóxico e adaptar-se perfeitamente a regiõessemi-áridas do Nordeste, onde às condições de vida são mais precárias, é possível extrair de suas sementes um óleo de características ímpares.

Propriedades físico-químicas
A grande demanda de recursos energéticos pelos sistemas de produção e transporte, aliada a escassez dos combustíveis fósseis, tem motivado o desenvolvimento de tecnologias que permitam utilizar fontes renováveis de energia.Entre as alternativas possíveis de combustíveis que podem ser obtidos de biomassa, os quais são potencialmente capazes de fazer funcionar um motor de ignição por compressão, demonstrou-se que a alternativa mais viável é o Biodiesel. Neste trabalho, objetivou-se caracterizar o óleo e biodiesel de mamona pelas suas propriedades físico-químicas, para avaliara sua capacidade como combustível. A presençade um maior teor de hidroxiácidos no óleo de mamona se reflete nas suas propriedades coligativas, como a viscosidade. O biodiesel de mamona apresenta calor de combustão comparável ao diesel mineral, alta viscosidade e de densidade 0,9245g/cm³. A mistura do biodiesel de mamona com diesel mineral corrigirá a viscosidade. Além disso, reduzirá o consumo de derivados de petróleo e minimizará os...
tracking img