Analise fisico quimica aplicada a saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cotas: problemas ou solução?
O preconceito e a exclusão dos negros em nossa sociedade dura séculos. Os modelos de escravidão e de inferioridade racial pregados ao longo desse período acabaram por deixar diversas chagas nessa parcela da sociedade. Dessa forma, a vida profissional e a escolaridade dos afro-descendentes foram diretamente afetadas.

Em muitos países, inclusive o Brasil, visandoatenuar essas desigualdades, empresas e universidades públicas estão direcionando vagas para várias etnias desfavorecidas através de um sistema de cotas. No entanto, questiona-se a eficiência desse sistema, uma vez que ele acaba por segregar ainda mais os negros dentro da sociedade e afirma de forma clara a inferioridade desses grupos no universo social brasileiro.

Além de inferiorizar as etnias,o sistema de cotas tira o mérito de todos aqueles que se esforçaram na disputa pelas vagas. O problema real é, na verdade, mascarado como uma tentativa ilusória do governo de acabar com o problema. Ilusório, pois a maioria dos negros beneficiados com esse sistema são de classe média e tiveram as mesmas oportunidades que os candidatos inscritos no sistema universal, podendo, assim, disputar vagasnum mesmo patamar.

Fazendo-se uma análise mais detalhada do procedimento aplicado na política de cotas, observa-se outra disparidade no modelo brasileiro: suas diretrizes. O Brasil segue as mesmas do modelo aplicado pelos americanos, sem observar contudo que lá as cotas são aplicadas em função da subjetividade dos critérios de ingresso às universidades, não através de uma avaliação dosconhecimentos básicos do aluno (vestibular).

É necessário aprimorar o sistema de cotas para que ele não comprometa o precário sistema de ensino brasileiro. Para resolver o problema, a melhor solução seria uma reforma na educação do país para que todos possam ter as mesmas oportunidades de acesso. Afinal, num país tão miscigenado e com tantas desigualdades sociais, a auto-afirmação não constitui umcritério justo para entrar nas faculdades.

O que determinará o sucesso profissional do indivíduo não será a faculdade e sim, o seu interesse em alcançar o conhecimento, além de outros aspectos. Definir a raça como um critério avaliativo não informa as habilidades e a capacidade das pessoas. Apenas restringe as opções dos indivíduos e perpetua as inúmeras desigualdades históricas que a sociedadebrasileira produziu ao longo dos tempos.
Os candidatos devem propor soluções capazes de promover, por meio do esporte, a inclusão social, a melhora da saúde, o conforto e o rendimento na prática esportiva, o acesso ao esporte e a criação de técnicas que melhorem a análise de jogos e avaliação de posturas, entre outras
  A prática do Esporte é de extrema importância para a inclusão social, mas comoalguém pode ser incluído socialmente praticando esporte e sem uma educação de qualidade ?
            A simples escolha do tema educação e esporte nos possibilitariam dissertar inúmeras teses. Isto porque a educação e o esporte são temas amplos que abrangem diferentes campos do conhecimento. Infelizmente, vivemos hoje em uma sociedade praticamente vazia de valores éticos e morais, de conceitos ede tradições. Sendo assim, o grande ídolo, não é mais um escritor, professor, cientista, etc.; mas sim, um jogador de futebol, um vencedor do Big Brother, uma modelo de passarela ...
            O mundo globalizado tem levado as pessoas a uma competição cada vez mais acirrada, e em alguns casos, criando mitos, "talentos" e atletas palestrantes. Em contrapartida, também gerou sentimentos deansiedade, descontrole, insegurança e a crescente violência urbana, em que valores socioculturais e filosóficos não se fazem presentes no universo de aprendizagem do ser humano.
          Por causa dos problemas e do ambiente em que vivem, as crianças e adolescentes que vivem em situação de carência apresentam freqüentes problemas de aprendizado e relacionamento nas escolas públicas que freqüentam....
tracking img