Conhecimento asas rotativas no mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONHECIMENTO DE ASAS ROTATIVAS NO MUNDO

Questão 1

A Aeronáutica é tecnologia avançada e não há tecnologia sem sólido embasamento científico. Leia atentamente o texto abaixo, constante no livro didático (p. 20):

“Na falta de algo que evite que o corpo do aparelho gire, ele irá girar em direção oposta ao rotor principal. Para evitar esse fator você precisa aplicar umaforça a ele. O modo normal de fornecer força ao corpo do aparelho é anexar outro conjunto de pás rotativas a uma longa cauda. Essas pás são chamadas de rotor de cauda.”


Faça uma pesquisa em sites como os que seguem e responda: qual das Leis de Newton explica o comportamento do corpo do aparelho? Enuncie a lei. (2,0 pontos)

A 3ᵃ lei de Newton diz: A toda ação há sempre uma reação oposta e deigual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em direções opostas.

[pic]
- Quando o rotor principal da aeronave gira no sentido horário ou anti-horário (dependendo da concepção do modelo), a fuselagem tende a girar no sentido contrário fazendo necessário uma força oposta ao torque do rotor principal produzida pelo chamado rotor de cauda ououtro sistema contrarrotativo que anule as forças exercidas nesse sistema (Rotores em tandem, contarrotativo, coaxiais, tipo duplo lado a lado, rotor de configuração variável).

http://www.tecmundo.com.br/infografico/12623-como-funciona-um-helicoptero-infografico-.htm

SAUNDERS, George H. A dinâmica de voo do helicóptero. Rio de Janeiro: LCT, 1985. Disponível em:
.
.
Questão 2
Juan de laCierva teve um papel muito importante no desenvolvimento do helicóptero ao vencer barreiras tecnológicas importantes. Além do que diz o livro, pesquise nos sites aqui relacionados e elabore um texto de até 12 linhas descrevendo as contribuições deste pioneiro. (2,0 pontos).
Resposta:
O Espanhol Juan de la Cierra realizou uma façanha quando cruzou o canal da mancha em 1928 pilotando um AUTOGIROconstruído por ele. Era um aparelho similar a um avião possuindo um motor e hélice à frente que impulsionava a estrutura e fazendo com que o vento relativo girasse o outro conjunto de pás rotativas maiores posicionada sobre a fuselagem. La Cierva inventou o rotor articulado que resultou no primeiro vôo mundial bem sucedido de um aeronave com rotor, em 1924, com o protótipo C-6. O AUTOGIRO do inventordespertou grande interesse civil e militar vindo a ser produzido na Inglaterra, França, Alemanha, Japão e EUA sob licença. Na década de 30 , houve uma corrida para o aperfeiçoamento do aparelho de de La Cierva por parte de várias nações sendo os EUA umas das primeiras a utilizá-lo em porta-aviões e operações de antiguerrilha com uma versão do AUTOGIRO de La Cierva, o PITCAIRN (OP-1). Foramconstruídos mais de 500 aparelhos até a morte de La Cierva em 1936 em um desastre de avião.
Sugestões de sites para a pesquisa:
, ou


Questão 3

Vimos na questão anterior algumas barreiras tecnológicas que tiveram de ser vencidas para que chegássemos ao pleno desenvolvimento do helicóptero. Essas barreiras se situavam e situam-se no conjunto pás, cabeça do rotor e mastro do rotor principal, ocoração desta interessante máquina voadora. Destarte, é muito importante que compreendamos bem seu funcionamento. Isto posto, pesquise no livro didático e em sites como:
, e responda:

1 - Quais são os tipos de rotores existentes e quais são suas características principais? (1,0 ponto)

- Tipos de rotores:
Rotor Contra-rotativo → É composto de dois rotores principais independentes entre si edois mastros-eixos de acionamentos, cujas rotações em sentidos opostos anulam o efeito de torque.
[pic]


Rotor Coaxial → São dois rotores principais em um só eixo (mastro)em alguns casos com dimensões diferentes,girando em sentidos opostos anulando o torque econsequentemente o rotor de cauda.
[pic]


Rotor JATO - O rotor principal é acionado por um jato de ar com saídas direcionadas...
tracking img