Analise fisico quimcia do solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




TRABALHO: ANÁLISE FISICO-QUIMICA DO SOLO


DISCIPLINA: QUÍMICA INORGÂNICA


DOCENTE: MICHELLE SANT’ANNA LYRA CHIQUIERI


MÓDULO: II

SEMESTRE: 2012/2




ALUNOS: Andressa Santos, Cristiana Selles, Danny Hellen Souza, Gisele Lorencini, Herika Rodrigues, Iessa Santos, Janine Zani, John Lenon Santana, Rosilene Figueiredo, SarahCortezini, Mayara e Rubens.



São Mateus – 2012
INTRODUÇÃO



A análise de solos é o único método que permite, antes do plantio, conhecer a capacidade de um determinado solo suprir nutrientes para as plantas.
É a forma mais simples, e ao mesmo tempo, completa econômica e eficiente de diagnose da fertilidade das terras, que constitui base imprescindível para a recomendação de quantidadesadequadas de corretivos e fertilizantes para aumentar a produtividade das culturas e, como consequência a produção e a lucratividade das lavouras. Neste trabalho iremos destacar vários aspectos favoráveis à sua utilização como:
A importância das analises do solo para as empresas e agricultores, qual o caminho que deverão tomar para terem sucesso em seu plantio, de forma que evite custosdesnecessários, sendo elas na correção e/ou na adubação; Quais os tipos de Amostras fisico-quimica e pra que serve cada uma delas, seus aspectos, formas e sua eficácia; Veremos ainda, se as cores do solo diferem em sua composição ou se é apenas mito; também falaremos como a Granulometria que é o processo que visa definir tamanho de grãos e sua massa total, tem o seu papel; e finalmente quais são os elementosuteis e os tóxicos dos solos, e o que podemos fazer para termos um solo altamente produtivo.
E por fim, a diferença entre os elementos essenciais e os elementos úteis e analisaremos ainda os elementos tóxicos para o solo e até que ponto eles impactam na produção do produto final.

























ANÁLISE FISICO-QUIMICA DO SOLO

EMPRESAS QUE SOLICITAM AS ANÁLISESE QUAL SUA IMPORTÂNCIA

A IMPORTÂCIA DAS ANALISE NO SOLO

Através da análise de solo, o agricultor ou pecuarista pode saber como está a fertilidade do solo e obter indicações corretas sobre o tipo e a quantidade de calcário e adubo a serem aplicados em cada gleba de sua propriedade. Uma adubação correta só pode ser feita quando se conhece a fertilidade da terra. Já é de conhecimento damaioria dos agricultores que solos de diferentes locais numa mesma região apresentam uma grande variação em relação às condições necessárias para o crescimento das plantas. Ao mesmo tempo, quanto mais produtiva for uma cultura, mais ela esgota a terra. Somente a análise do solo realizada periodicamente pode indicar as necessidades de nutrientes e fertilizantes que devem ser fornecidas em cadacultivo.

 A IMPORTÂNCIA DAS ANÁLISES PARA AS EMPRESSAS


Para o produtor rural alcançar altos índices de produtividade é necessário manter a propriedade produzindo altas médias. Em alguns casos, devido à variação natural, o solo apresenta diferenças, que não podem ser identificadas visualmente. Esse fator pode ser um grande comprometedor de altas produtividades, uma vez que o tratamentodado à área muitas vezes é padrão, ou seja, adicionam-se corretivos e fertilizantes sem considerar as diferenças existentes;
A análise de solos permite que identifiquemos essas diferenças, podendo assim indicar tratamentos específicos aos diferentes tipos de solos e suas variações. Associado à técnica de agricultura de precisão, por exemplo, os resultados de análise de solos conseguemdisponibilizar subsídios para que os corretivos e fertilizantes sejam usados de forma racional, distribuindo os elementos e a dose, conforme a necessidade real de cada faixa de solo;
É imprescindível que os solos das áreas produtivas sejam analisados pelo menos uma vez por ano. Principalmente com a agricultura moderna, que permite cada vez mais que as empresas aumentem suas produções, extraindo mais...
tracking img