Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lista 03 de Exercícios – Monopsônio – Capítulo 10

1. De que forma um monopsonista deverá decidir a quantidade de mercadoria que adquirirá? Ele adquirirá mais ou menos do que um compradorcompetitivo? Explique resumidamente.
A despesa marginal corresponde à variação na despesa total associada à mudança na quantidade comprada. No caso de uma empresa que concorre com muitas outras empresas paracomprar insumos, a despesa marginal é igual à despesa média (preço). No caso de um monopsonista, a curva de despesa marginal está localizada acima da curva de despesa média, pois a decisão de compraruma unidade adicional eleva o preço pago por todas as unidades, incluindo a última. Todas as empresas compram insumos até o ponto em que o valor marginal da última unidade se torna igual à despesamarginal com aquela unidade. Isso vale tanto para o comprador competitivo como para o monopsonista. Entretanto, dado que a curva de despesa marginal do monopsonista se situa acima da curva de despesamédia, e que a curva de valor marginal é negativamente inclinada, o monopsonista compra uma quantidade menor que no caso de um mercado competitivo.
2. O que significa o termo "poder de monopsônio"? Porque uma empresa poderia possuir poder de monopsônio mesmo não sendo a única compradora no mercado?
O poder de monopsônio refere-se ao poder de mercado do comprador (geralmente, no mercado de fatoresde produção). Um comprador que se defronte com uma curva de oferta de fatores positivamente inclinada possui algum poder de monopsônio. Em um mercado competitivo, o vendedor se defronta com uma curvade demanda de mercado perfeitamente elástica e o comprador com uma curva de oferta também perfeitamente elástica. Logo, qualquer característica do mercado que gere uma curva de oferta comelasticidade menor do que infinita (por exemplo, a existência de um pequeno número de compradores ou a prática de conluio entre os compradores) confere ao comprador algum poder de monopsônio.
3. Cite...
tracking img