Analise financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO ÀS FINANÇAS
O EQUILÍBRIO FINANCEIRO
RESOLUÇÃO DO EXERCÍCIO 3



















(3. Financiamento, Aplicações e Equilíbrio Financeiro)

3. Comente as seguintesafirmações:
a) “Uma empresa que apresente montantes elevados em dívida a fornecedores é uma empresa claramente em dificuldades financeiras, uma vez que terá que desembolsar esses mesmos valores nocurto prazo.”

Resolução
A frase está incorrecta. A análise da frase pode ser realizada tendo em conta uma perspectiva corrente/histórica ou futura/previsional:
❖ Numa perspectivacorrente, o crédito obtido de fornecedores corresponde a um adiamento na saída de fundos, o que é financeiramente favorável à empresa (os fornecedores estão a financiar a sua actividade e o pagamento nummomento posterior da dívida não acarreta encargos financeiros).
❖ Numa perspectiva futura ou previsional é um facto que montantes elevados de dívidas a fornecedores conduzirão, no curtoprazo, à saída de fundos.


Pode-se ainda analisar a frase em duas outras ópticas distintas: os valores avultados em dívida decorrem da actividade normal da empresa ou decorrem do atraso nopagamento da dívida:
❖ Na primeira, valores avultados em dívida podem ser resultantes de prazos médios de pagamentos negociados alargados. Esta situação não será sinónimo de qualquer dificuldadefinanceira por parte da empresa, significando mesmo um recurso à disposição da empresa, favorecendo assim a obtenção de uma tesouraria positiva.
❖ Na segunda, o atraso no pagamento das dívidas afornecedores podem ser resultantes de dificuldades financeiras e falta de solvabilidade.

b) “O financiamento da actividade com recurso a capitais de médio/longo prazo facilita a obtenção deequilíbrio financeiro de curto prazo.”

Resolução
A frase está correcta. O recurso a capitais de médio e longo prazo, como será o caso de financiamento por capital próprio ou dívida com maturidade...
tracking img