Analise financeira grendene s.a 2006,2007,2008

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Segue mais um texto de Diego Alexandre e Thiago Hupsel, dois assíduos leitores do site. Depois do excelente artigo sobre a margem de segurança das Lojas Americanas, os autores escrevem agora sobre as empresas do setor de calçados. É excelente para quem estuda o setor ou investe nele. Segue o texto:
A gaúcha Grendene S/A destaca-se entre as maiores produtoras de calçados doBrasil, com marcas reconhecidas notadamente no nicho de sandálias. Mas há um curioso fato disfarçado de vantagem em seu Balanço: a grande quantidade de dinheiro em caixa. Para muitos, um nível elevado de caixa é solução, pois a falta dele pode ser fatal para o ciclo operacional de uma empresa. Entretanto, tal situação pode se mostrar um problema que, apesar da gravidade bem menor, merece atenção. Sepor um lado a escassez de recursos é um forte entrave para o funcionamento de uma empresa, por outro lado a sobra excessiva de caixa sem rumo definido também ataca silenciosamente o potencial de crescimento que uma companhia tem para oferecer a seus acionistas. Parece paradoxal, mas é possível.
No âmbito internacional, as companhias de tecnologia parecem ser as que mais sedeparam com este tipo de situação. O Google, por exemplo, possui à disposição quase U$ 30 bilhões em caixa, e uma das estratégias adotadas inicialmente pela companhia para lidar com grande parte dessa quantia parece ter sido um ritmo alucinante de aquisições de empresas menores. No Brasil, algumas companhias também possuem um gordo caixa líquido à disposição como é o caso da seguradora Sul América, daempresa de tecnologia UOL e da fabricante de calçados Grendene, já supracitada. A Sul América é um caso muito especial, pois, sendo uma seguradora, desfruta de um componente financeiro privilegiado conhecido em seu setor como float (a empresa gera receita antes de incorrer em despesas). Para efeitos de argumentação acerca do tema, a manufatureira Grendene será utilizada como ilustração.//
Antes de prosseguir com a argumentação, seria interessante apontar para o leitor a diferença entre “Caixa” e “Caixa Líquido”. O item “Caixa e Equivalentes de Caixa” no Balanço Patrimonial representa a soma dos seguintes componentes financeiros: dinheiro em caixa, depósitos à vista no(s) banco(s) (Bancos Conta-Movimento) e investimentos de curto prazo (aplicaçõespassíveis de resgate instantâneo) que a empresa por ventura possa ter, tal qual um CDB. Em suma, são os ativos de maior liquidez dos quais a empresa dispõe. Já o “Caixa Líquido” representa a diferença entre o caixa e a dívida total da empresa (dívida bruta). Se o valor desta diferença for positivo, a empresa invariavelmente possui dinheiro disponível para quitar todas as suas obrigações, caso issofosse necessário hoje. Todavia, o cenário mais interessante ocorre quando este valor, além de positivo, torna-se incrivelmente alto. Veremos adiante que este é justamente o caso da Grendene.
Quando uma empresa possui um valor extremamente elevado de caixa à disposição, ela pode se utilizar de algumas saídas estratégicas para dar rumo a este dinheiro. Entre as principaisalternativas estão: (i) expansão das atividades de forma orgânica; (ii) aquisições de outras empresas que complementem sua atividade principal; (iii) recompra de ações próprias no mercado ou (iv) a distribuição de parte do valor do caixa na forma de dividendos para os acionistas. Nenhuma destas alternativas parece ter sido adotada pelos administradores da Grendene, ainda que a companhia desfrutasse darelevante quantia de R$ 790 milhões de caixa líquido em junho de 2010. Considere que este valor seja alto por um motivo muito simples: ele representa mais de 50% de toda a Receita Líquida da companhia em um ano de atividades como o de 2009. Entre as empresas brasileiras de capital aberto, pouquíssimas desfrutam de um caixa líquido positivo cujo valor guarde uma relação percentual tão grande com a...
tracking img