Analise experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
3 MATERIAL E EQUIPAMENTOS 7
3.1 SISTEMA CYBERRAT 7
3.2 MATERIAL PARA REGISTRO 8
3.3 O SUJEITO EXPERIMENTAL 8
3.4 LABORATÓRIO 8
4 PROCEDIMENTOS PARA PRÁTICA NÚMERO 1 - “Nível Operante” 9
4.1 PROCEDIMENTO PARA PRÁTICA NÚMERO 2 - “Treino ao Bebedouro” 10
4.2 PROCEDIMENTO PARA PRÁTICA NÚMERO 3 - “Modelagem da Resposta de Pressão à Barra” 114.3 PROCEDIMENTO PARA PRÁTICA NÚMERO 4 - “Reforço Contínuo da Resposta de Pressão à Barra (CRF I)” 12
4.5 Tratamento e análise dos dados referentes ás práticas 1, 2, 3,4. 13
5 PROCEDIMENTO PARA A PRÁTICA NÚMERO 5 – Resposta de Pressão à Barra (CRF II). 19
6 PROCEDIMENTO PRÁTICA NÚMERO 6 - Extinção da Resposta de Pressão a Barra. 20
7 PROCEDIMENTO PRÁTICA NÚMERO 7 - Reforço Secundário 20
8PROCEDIMENTO PRÁTICA NÚMERO 8 – Recondicionamento da resposta de pressão à barra (CRF III) 21
8.1 Segundo momento da prática número 8 – fr 2 21
9 TRATAMENTO E ANÁLISE DOS DADOS REFERENTES ÀS PRÁTICAS 5, 6, 7 E 8. 22
10 PROCEDIMENTO PARA PRÁTICA NÚMERO 9 – “Esquema de Reforçamento Intermitente em Razão Fixa” 27
11 PROCEDIMENTO PARA PRÁTICA NÚMERO 10 – “Controle de Estímulos Com Um EsquemaMúltiplo” 27
11.1 Tratamento e Análise dos dados Referente à Prática NÚMERO 10. 28
12 PROCEDIMENTO PARA A PRÁTICA NÚMERO 11 – Controle de Estímulos com um esquema de reforçamento múltiplo FR-EXT. 30

*

*
* RESUMO
Esse trabalho a partir da teoria comportamentalista de Skinner tenta responder algumas questões propostas a analise de comportamentos. Diferentemente do proposto emtrabalhos anteriores, esse trata de práticas em laboratório virtual utilizando o sistema CYBERRAT pela primeira vez no CESUSC e com orientação da professora Gilvana Machado.Realizamos cada prática e procedimento passo a passo, retirados do livro “A análise do Comportamento no Laboratório didático” de Maria Amelia Matos e Gerson Yukio Tamanari, e descrevemos aqui de forma a tornar os resultadosvisíveis e disponíveis para pesquisa ou discussão. Com o relatório consolidamos também um aprendizado prático em teórico, transitamos pelas etapas de um método científico, onde aplicamos a teoria proposta e partindo de respostas comportamentais do sujeito obtivemos respostas.

INTRODUÇÃO
A análise experimental do comportamento, segundo o comportamentalismo, é a forma mais adequada de se estudar ocomportamento humano. Dessa forma, será desenvolvido nesse relatório uma das técnicas utilizadas por um dos cientistas mais conhecido na psicologia, porém não foi o primeiro a estudar o comportamento.
O comportamentalismo surgiu nos EUA com Watson no início do século XX. Seu propósito era a objetividade científica e o estudo dos comportamentos observáveis e que pudessem ser descritos através doconceito de estimulo e resposta. Para a formação desta Psicologia científica foi rejeitado o uso do método de introspecção e ideias mentalistas, tais como as de consciência, sensação e mente, que não podem ser objetivamente observadas enquanto o comportamentalismo tem como base estudos mais objetivos e concretos.
O estudo do comportamentalismo foi feito por diversos cientistas, porém, o maisdestacado foi Burrhus Frederic Skinner (1904-1990). Partindo dos mesmos pressupostos de Watson, a teoria de Skinner foi fortemente anti-mentalista, ou seja, não considerava entidades mentais como origem do comportamento, afirmava que o comportamento deve ser explicado através de processos experimentais e não por processos mentais. Ele não negava o uso dos processos mentais, mas afirmava ser improdutivobuscar nessas variáveis a origem das ações humanas.
"O termo comportamento deve incluir a atividade total do organismo - o funcionamento de todas as suas partes." [...] "O termo ambiente presumivelmente significa qualquer evento no universo capaz de afetar o organismo. Mas parte do universo está encerrado dentro da própria pele de cada um". [...] "Estamos interessados então, nas causas do...
tracking img