Analise empresarial da mrs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SENAI – Centro de Formação Profissional de Juiz de Fora
Técnico em Logística – Módulo 1
Introdução a Administração
Docente: Diogo Esteves
Data: 14/03/2011
Equipe: Bárbara Assis
Bárbara Val
Danielle Melo
Isabela Zanitti
Matheus Lopes

Análise Empresarial

Empresa:
MRS LOGÍSTICA S.A.

A MRSLogística é uma organização que controla, opera e monitora a Malha Sudeste da Rede Ferroviária Federal, fazendo a ligação entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. São 1.643 km de malha que facilitam o transporte e a distribuição de cargas numa região que concentra aproximadamente 54% do PIB do Brasil e estão instaladas as maiores redes industriais do país.

Histórico:Foi inaugurada em agosto de 1996, licenciada no dia 1º de dezembro do mesmo ano, após o leilão de privatização, realizado em 20 de setembro de 1996, na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, pelo valor de R$888,9 milhões.
Suas linhas integram a mais desenvolvida região do país, além de se compor no sistema que une os maiores centros consumidores e produtores do país, as linhas da MRS seconstituem no acesso ferroviário a importantes portos brasileiros: Rio de Janeiro, Itaguaí e Santos, além de atender ao terminal privativo de embarque de minério de ferro de propriedade da MBR, na Ilha de Guaíba na Baía de Angra dos Reis.
aos trablahom em equipe para alcançar um u conocluir que m de minimizar os impactos causados pelas atividades da empresa.
Situação atual da empresa:Numero de funcionário: Segundo informações obtidas pela equipe, a organização possui aproximadamente 15.000 funcionários.
Filiais: São Paulo, Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 902 Vila Anastácio Lapa. Rio de Janeiro, Praia de Botafogo, 228 sala 1201E ala B Botafogo. Minas Gerais, Juiz de Fora, Avenida Brasil, 2001, Centro.

Público alvo:

Como a MRS é umaprestadora de serviço de transporte ferroviário seu público alvo são empresas que atuam em vários seguimentos do mercado, por exemplo: Empresas Mineradoras, Siderúrgicas, Metalúrgicas, Construção Civil, Químico e Petroquímico, Papel e Celulose, Commodities Agrícolas, Automotivos, Contêineres, Embarcadores e Operadores Logísticos.

Origem e significado do nome da empresa:

É a junção dostrês nomes dos estados em que a empresa atua: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo (MRS).

Logomarca:

[pic]
Fonte: www.mrs.com.br

Significado: Sempre em Frente.

Divisão Acionária:

O controle da empresa é dividido da seguinte forma: Gerdau 2,37% , Usiminas 19,92%, Vale 19,26%, CSN 20,00%, Minerações Brasileiras Reunidas S/A - MBR 20,00%, Outros18,45%. Como se pode observar no gráfico a seguir:

Relação dos Acionistas - capital total:
[pic]
Fonte: www.mrs.com.br

Organograma:

Abordagem da administração:

Segundo pesquisas feitas pela equipe pode-se concluir que a abordagem da administração que melhor se aplica à empresa é a abordagem sistêmica porque se pôde perceber que os setores da organização seinteragem formando um conjunto, todos trabalham em equipe para alcançar um único objetivo. A administração visa a organização como um todo.

Entrevistas:

Foram feitas entrevistas com alguns colaboradores da MRS, no dia 11 de março de 2011, no horário de 13:00 horas às 14:30 horas. Selecionamos uma das entrevistas para documentar neste trabalho e foram feitas as seguintesperguntas:

-Equipe: Nome e Cargo?
-Entrevistado: Fábio, Gerente de Meio Ambiente.
-Equipe: Quais as suas funções dentro da empresa?
-Entrevistado: Trabalho aplicando normas de acordo com as leis ambientais afim de minimizar os impactos causados pelas atividades da empresa.
-Equipe: Como é trabalhar na MRS?
-Entrevistado: Trabalho a quatro meses na empresa,...
tracking img