Analise economico e financeira da companhia gol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O presente estudo visa apresentar de forma clara e objetiva uma análise econômica e financeira da companhia GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. em 2011.
A GOL foi criada em 2001 baseada na missão de popularizar e democratizar o transporte aéreo no Brasil e na América do Sul. Sua estratégia é voltada para o crescimento rentável resultante de uma estrutura de baixo custo e altaqualidade no atendimento ao cliente, o que permite oferecer tarifas reduzidas e, conseqüentemente, uma opção de transporte acessível a todos.

2. COMPORTAMENTO DO SEGMENTO

O ano de 2011 foi caracterizado pela forte competição interna e grande volatilidade no cenário macroeconômico mundial. A indústria de aviação nacional apresentou crescimento em relação a 2010 de 16% ou cerca de 6,0x docrescimento do PIB anual. Em 2011 foram desenvolvidas ações importantes para o desenvolvimento da aviação nacional, como por exemplo, a primeira concessão para exploração de um aeroporto nacional para a iniciativa privada. O aeroporto de São Gonçalo do Amarante localizado na cidade de Natal no Rio Grande do Norte foi o primeiro aeroporto brasileiro a ser privatizado. Ainda em 2011, a ANAC, publicouo edital de privatização de mais três estratégicos aeroportos brasileiros que foram leiloados em fevereiro de 2012: Guarulhos (São Paulo), Viracopos (Campinas – São Paulo) e Brasília. A introdução da iniciativa privada na gestão dos aeroportos brasileiros visa melhorar a infraestrutura aeroportuária para atender os grandes eventos que acontecerão no Brasil, além de equacionar os problemas deinfraestrutura já existentes nos principais aeroportos do país em função da expressiva evolução do tráfego de passageiros na aviação comercial brasileira.

3. DESEMPENHO OPERACIONAL – GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A.

Aquisição da Webjet: A aquisição da Webjet, que ainda encontra-se sob análise final do CADE, faz parte do processo de consolidação da estratégia da Companhia durante o ano de2011. Este movimento permitirá, a GOL e Webjet, oferecem melhores serviços e mais abrangente malha aérea nacional para seus clientes.
Acordos e Parcerias: No início do ano de 2011, a GOL celebrou uma parceria com a Delta TechOps, divisão de manutenção da Delta Air Lines, com um acordo estratégico em MRO (manutenção) de longo prazo. Esta parceria visa melhorar a estrutura de baixo custo da GOL, bemcomo a qualidade de seu centro de manutenção estado-da-arte localizado no Brasil. A Companhia também anunciou a assinatura de memorando de entendimento referente a operação de code-sharecom a Aerolíneas Argentinas, e o inicio da operação de code-sharecom a Qatar Airways. Também em 2011, foi iniciada a operação de interlinecom a Webjet. Este acordo permitiu, a Webjet, utilizar os canais de vendasda GOL para distribuição de sua malha aérea nacional.
Em dezembro de 2011, a GOL anunciou uma aliança estratégica de longo prazo com a Delta Airlines. A transação está em linha com a estratégia da Companhia de criação de parcerias internacionais com empresas líderes no mercado global, que agreguem valor ao serviço oferecido para seus passageiros por meio de acúmulo/resgate de milhas entre osprogramas de milhagem combinado a oportunidade de viagens de longa distância para os passageiros da GOL. O acordo proporcionou a capitalização da GOL, fortalecendo seu balanço e tornando-o ainda mais preparado para a conquista de seus objetivos e exploração de novas receitas e mercados. A parceria com um player global também resultará em sinergias operacionais com grande potencial de redução decustos operacionais, reforçando o DNA de baixo custo e baixa tarifa da Companhia. A experiência e conhecimento sobre a aviação global adquiridos pela Delta nos mais de 81 anos de operação no mercado mais desenvolvido do mundo, combinada ao potencial de crescimento da aviação comercial brasileira, oferece uma oportunidade para as Companhias sobre o retorno do capital empregado durante os próximos...
tracking img